Cerimônia de Colação de Grau

Data de publicação: 23 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará retomou, no dia 04 de outubro, uma de suas mais importantes solenidades: a Cerimônia de Colação de Grau presencial. No segundo dia de cerimônias (05/10), ocorreu a colação de grau de 9 concludentes do Centro de Ciências (CC) e mais 350 egressos do período de maio de 2020 a agosto deste ano que colaram grau de maneira simbólica. Juntamente com o Centro de Ciências, participaram da cerimônia os concludentes do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus de Quixadá e do Campus de Russas.

Os discursos da noite tiveram início com a fala da oradora discente, Victória da Silva Moreira, do Curso de Biotecnologia, que em sua fala destacou as expectativas para o futuro e lembrou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia de covid-19. Segue trecho do discurso: “Tantas oportunidades, conexões e até mesmo aprendizados que foram perdidos… E, é claro, as pessoas que infelizmente perderam suas vidas, algumas dessas que deveriam estar aqui conosco nesta noite, comemorando o encerramento de um dos ciclos mais importantes da nossa vida”.

A cerimônia teve como orador docente o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Centro de Tecnologia, que defendeu o conhecimento científico, considerado um dos pilares que sustentam da Universidade Federal do Ceará. “Quantas mortes poderiam ter sido evitadas com políticas públicas construídas sob a evidência técnico-cientifica?”, mencionando a pandemia. “Essa foi uma dura demonstração de que, em uma sociedade complexa, como a nossa aldeia global, não conseguiríamos sobreviver sem conhecimento técnico-científico. Devemos ser firmes no antagonismo às diferentes manifestações de terraplanismo, assim como no combate ao negacionismo dos impactos deletérios de nossa sociedade de consumo sobre o clima e a biodiversidade”, defendeu o docente.

Em seu discurso, o reitor Custódio Almeida ressaltou a defesa e o respeito pela democracia “Somente com democracia podemos lutar por direitos e pelas liberdades e conseguimos combater a tortura, a censura e outras formas de violência que marcaram a história recente do Brasil, período para o qual não queremos, não podemos, nem devemos voltar. A UFC deve ser farol de tudo aquilo que precisamos para ter uma sociedade livre, democrática, aberta e justa. Por isso, defender a democracia também é defender a educação e a ciência”, ressaltou.

O Centro de Ciências parabeniza os seus concludentes do semestre 2023.1 e os egressos desde 2020 por essa conquista.

Seguem fotos da cerimônia:

Professores do Centro de Ciências: Do topo, da esquerda para direita: Prof. Paulo Naftali da Silva Casciano (Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Prof. Júlio Francisco Barros Neto (Departamento de Estatísta e Matemática Aplicada); Prof. Fernando Antônio Amaral Pimentel (Departamento de Matemática); Prof. Cláudio Lucas Nunes de Oliveira (Departamento de Física); Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre (Departamento de Estatística e Matemática Aplicada); Prof. Sandro Thomaz Gouveia (Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Prof. Wandemberg Paiva Ferreira (Departamento de Física); Prof. Raphael Alves Feitosa (Departamento de Biologia); Profa. Cristina Paiva da Silveira Carvalho (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Profa. Regina Célia Monteiro de Paula (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica); Prof. Carlos Henrique Sopchaki (Departamento de Geografia); Profa. Danielle Souza (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular).

Prof. Raphael Alves Feitosa parabeniza o formando em Ciências Biológicas, Arthur José Cavalcante Gois.

O reitor Custódio Almeida discursando na solenidade

Professores presentes na cerimônia de colação de grau.

Prof. Enéas Oliveira Lousada parabeniza o formando em Geologia, Daniel Almeida.

Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre parabeniza o formando em Estatística, Rickson Lívio de Souza Gaspar.

Profa. Daniele de Oliveira Bezerra de Sousa parabeniza a formanda em Biotecnologia, Victoria da Silva Moreira.

Prof. Fernando Antônio Amaral Pimentel parabeniza o formando em Matemática, Victor Endy Ferreira de Lima.

O reitor Custódio Almeida parabeniza a formanda.

Composição da Mesa de Honra.

Cerimônia de Colação de Grau.

Momento do juramento dos formandos.

A oradora, formanda do curso de Biotecnologia, Victoria da Silva Moreira.

Da esquerda para direita: Prof. Cláudio Lucas Nunes de Oliveira (Departamento de Física); Prof. Júlio Francisco Barros Neto (Departamento de Estatista e Matemática Aplicada); Profa. Regina Célia Monteiro de Paula (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica); Prof. Wandemberg Paiva Ferreira (Departamento de Física); Profa. Cristina Paiva da Silveira Carvalho (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular) e Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular).

Mesa de Honra.

Diretoria do Centro de Ciências

Fonte: Notícia do site da UFC (https://www.ufc.br/noticias/18232-pertencimento-defesa-da-ciencia-e-democracia-dao-o-tom-da-segunda-noite-de-colacao-de-grau-na-concha-acustica)