Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Egressos do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFC recebem o Prêmio Moacyr Maestri

Data da publicação: 16 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

A Diretoria do Centro de Ciências parabeniza os discentes Dr. Francisco Bruno Silva Freire e Dra. Valéria Freitas Lima, egressos do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Ceará, que foram os primeiros colocados do Prêmio Moacyr Maestri. A honraria foi entregue aos melhores trabalhos submetidos e apresentados oralmente durante o XIX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, realizado em Viçosa-MG, entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024.

Dr. Francisco Freire e Dra Valéria Lima, primeiro e segundo colocados no prêmio, respectivamente, apresentaram os trabalhos intitulados: Disentangling the role of sucrose for stomatal movement regulation e Establishment of a GC-MS-based 13C-positional isotopomer approach suitable for investigating metabolic fluxes in plant primary metabolism.

O Prêmio Moacyr Maestri foi criado nesta edição do Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal para premiar jovens cientistas que tenham defendido teses de doutorado entre 2020 e 2024.

Cabe destacar que o vencedor, Dr Francisco Freire, é também egresso do curso de Biotecnologia da UFC, o que ressalta a excelência na formação de estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

Parabenizamos os jovens pesquisadores, o orientador prof. Dr. Danilo de Menezes Daloso, a equipe do Laboratório de Metabolismo de Plantas (LabPlant) e o PPG Bioquímica UFC pela conquista.

Link pra o Instagram: https://www.instagram.com/p/DBCepchyPtI/?igsh=azg4NDBsbjV2c3Zx.

Fonte: Prof. Dr. Danilo de Menezes Daloso, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica.

Diretoria do Centro de Ciências/UFC