Professora do Centro de Ciências coordena projeto aprovado em Rede de Extensão com foco na agricultura urbana e sustentabilidade alimentar
Data da publicação: 19 de maio de 2025 Categoria: NotíciasA Universidade Federal do Ceará (UFC) teve 13 projetos aprovados no edital Redes de Extensão para o Desenvolvimento de Ações Intersetoriais em Territórios em Situação de Vulnerabilidade, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE). A seleção contempla projetos com forte ênfase na intersetorialidade, abordando temas como educação, saúde, meio ambiente e inclusão social.
Entre os projetos aprovados, destaca-se a iniciativa “Redes Intersetoriais para a Inovação na Agricultura Urbana e Sustentabilidade Alimentar”, coordenada pela professora Iara Gomes, do Departamento de Geografia, unidade acadêmica vinculada ao Centro de Ciências da UFC. A proposta visa integrar saberes acadêmicos e populares na construção de soluções sustentáveis para os desafios alimentares enfrentados em áreas urbanas da Região Metropolitana de Fortaleza.
Para a professora Iara, a aprovação representa o reconhecimento da importância da agroecologia no enfrentamento das questões ambientais e sociais contemporâneas. “Existe uma preocupação mundial no que diz respeito ao trato com as questões ambientais e climáticas. Discutir a agroecologia é uma questão de primeira ordem, uma temática necessária”, afirma.
A UFC é a instituição responsável pela coordenação geral da Rede de Extensão no Ceará, composta também por outras seis instituições públicas de ensino superior: UECE, IFCE, UFCA, UNILAB, UVA e URCA. Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões na execução dos 70 projetos aprovados no estado. A UFC receberá R$ 1,3 milhão para impulsionar as ações extensionistas.
Os projetos aprovados abrangem temáticas diversas como combate à desigualdade de gênero, saúde mental nas escolas, cartografia social, evasão escolar de estudantes surdos, educação ambiental marinha, inteligência artificial, entre outros. A principal diretriz da seleção foi a intersetorialidade, evidenciada pela articulação entre diferentes áreas do conhecimento e pela atuação em territórios vulnerabilizados.
A pró-reitora de Extensão da UFC, profa. Bernadete Porto, celebrou a conquista como um marco para o fortalecimento da cultura extensionista na universidade. “Essa experiência-piloto tem um grande impacto, porque a extensão precisa de custeio. Qualquer estímulo faz com que a gente possa engrandecer essa cultura extensionista, que tem tanto a oferecer na formação dos nossos estudantes de graduação, de pós-graduação e de professores, além de servir à comunidade”, afirmou.
A equipe do Centro de Ciências parabeniza a profa. Iara Gomes e todos os(as) envolvidos(as) pela aprovação do projeto, reafirmando o compromisso da unidade com a promoção de ações integradas que impactam positivamente os territórios e promovem a transformação social por meio da ciência e da extensão universitária.
Fonte: Departamento de Geografia – https://geografia.ufc.br/pt/