Mel de abelhas gelificado: novo produto do Laboratório de Biotecnologia de Algas e Bioprocessos já está em fase de transferência de tecnologia

Data de publicação: 30 de agosto de 2019. Categoria: Notícias, Sem categoria

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC Inova) abriu prazo, até 12 de setembro, para que empresas manifestem interesse na transferência de tecnologia e comercialização de um novo produto desenvolvido na Universidade Federal do Ceará, o mel de abelha gelificado.

O produto é constituído de mel de abelha in natura ou processado, acrescido de hidrocoloides (agentes gelificantes), o que amplia as possibilidades de sua aplicação nas indústrias alimentícia, farmacêutica, química, medicinal e cosmética. O mel gelificado apresenta consistência de geleia e, por não ser fluido, pode ser facilmente espalhado/aplicado em pães, biscoitos e produtos de confeitaria, por exemplo.

Segundo a UFC Inova, o produto foi criado oficialmente pelos seguintes inventores: Profª Márjory Lima Holanda Araújo, do Laboratório de Biotecnologia de Algas e Bioprocessos, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, Profª Stella Regina Arcanjo Medeiros, do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Prof. Renato de Azevedo Moreira, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

As empresas devem manifestar interesse através do e-mail patentes@ufc.br; em seguida, receberão da UFC Inova instruções para a formalização das propostas. Na escolha da proposições, serão considerados os seguintes aspectos: uso pretendido do estudo/tecnologia; prazo de desenvolvimento e comercialização; e contrapartida econômica e financeira. A modalidade de oferta a ser adotada pela UFC é contrato de transferência com cláusula de exclusividade.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC – fone: (85) 3366 9170