15 de outubro – Dia do Professor

Data de publicação: 15 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

Nesse 15 de outubro, dia do Professor, saudamos e agradecemos todos os professores do Centro de Ciências por toda a dedicação à nobre atividade do magistério, que faz tanta diferença na vida das pessoas. A ação transformadora de um professor não pode ser mensurada. Além de transmitir o conhecimento, o professor estimula o senso crítico, a capacidade de discernimento e desperta a curiosidade. Trata-se de uma atividade que ultrapassa a sala de aula. Nesse ano de tantos desafios e incertezas, a sala de aula, da forma que conhecemos, ganhou outra dimensão. Nossa capacidade de adaptação e nossa resiliência foram colocadas à prova. Ainda que cientes de que nada substitui o valor de uma aula presencial, os professores do Centro de Ciências não pouparam esforços para oferecer o melhor aos seus estudantes, mesmo que distantes fisicamente.

Nesses tempos de pandemia falou-se muito sobre termos biológicos, estratégias biotecnológicas, substâncias químicas, modelos matemáticos, estatísticas, necessidade de cuidado com o meio ambiente, distribuição geográfica, dentre muitos outros assuntos técnico-científicos que deixaram de ficar restritos aos meios acadêmicos e foram incorporados ao dia a dia de nossa sociedade, ávida por respostas rápidas para questões tão complexas. Questões essas que possuem, em sua essência, a atividade de um professor.

Nesse dia tão importante, fazemos ainda menção especial aos professores que formam novos professores em nossos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática e Química.

Representando os Coordenadores das Licenciaturas encaminhamos a mensagem da Profa. Erika Freitas Mota, Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas. Encaminhamos também uma arte elaborada por Alanna Mayara Soares de Sousa, estudante do Bacharelado em Ciências Biológicas e bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) vinculada ao Centro de Ciências.

Dia do Professor

Ser professor não é tarefa fácil. Estamos sempre diante de desafios, mas também de muitas possibilidades. Temos um papel fundamental no desenvolvimento do estudante, da educação infantil ao ensino superior. Hoje gostaria de expressar minha gratidão a todos os colegas professores que se dedicam com maestria à profissão e contribuem para a formação de profissionais de todas as áreas. Nesse dia tão importante parabenizo a todos os professores, mas especialmente aos estudantes e professores dos cursos de Licenciatura do Centro de Ciências. Que os futuros professores das diferentes áreas da Ciência possam “esperançar” sempre e que se mantenham encantados e estimulados a exercer a docência.

Profa. Erika Freitas Mota
Coordenadora do Curso de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas

Fonte: Profª. Cristina Paiva da Silveira Carvalho – Coordenadora de Programas Acadêmicos do Centro de Ciências.