Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências

Área do conteúdo

Artigo publicado em revista internacional por professores do Departamento de Física em destaque na Folha de São Paulo

Data de publicação: 13 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

Artigo deProfessores do Departamento de Física, publicado na conceituada revista americana Physical Review X, foi destacado na Coluna de Marcelo Leite, veiculada na Folha de São Paulo de 18/01/2016, intitulada “Ordem e Progresso (pela esquerda)“. No referido, faz alusão a proposta de professores da UFC, USP e colegas suiços, de auto-organização de pedestres nas estações do metrô de Londres visando desafogar o trânsito na hora do rush.

 RESUMO DO ARTIGO

Para facilitar a movimentação de pedestres ao longo dos corredores nas estações do metrô de Londres, especialmente na hora do rush, sinais são colocados solicitando a todos que mantenham a esquerda, ou seja, “keep left”. Tais sinais, em algumas situações, são insuficientes para garantir um fluxo de pedestres ordenado e com baixa ocorrência de obstruções. Por este motivo, é interessante encontrar uma maneira auto-organizada de induzir o fluxo de pessoas em somente duas faixas, tal como no trânsito de auto-Motores  em ruas e estradas. Uma possibilidade seria modificar o formato das paredes desses corredores de pedestres para criar condições de contorno favoráveis à emergência de um estado ordenado.
Usando simulações computacionais e cálculos analíticos do movimento de partículas auto-propulsoras em canais com paredes de diferentes formatos, os professores Cláudio Lucas Nunes de Oliveira, José Soares de Andrade Jr. e Hans Herrmann, do Departamento de Física da UFC, em colaboração com pesquisadores da USP e do ETH na Suíça, determinaram as condições em que o fluxo de pedestres se auto-organiza em somente duas faixas. Em trabalho recentemente publicado na conceituada revista americana Physical Review X, de alto fator de impacto, estes pesquisadores mostraram que o ponto chave para o aparecimento do fenômeno está na forma em ziguezague assimétrico das paredes do corredor. Tal assimetria interfere fortemente no movimento dos pedestres, levando à segregação espontânea, em duas faixas, entre aqueles que querem andar em direções distintas. O trabalho ainda leva em conta a presença de pedestres “teimosos”, ou seja, aqueles que insistem em andar no contra-fluxo. Sob certas condições, esses “teimosos” são levados, após algum tempo, a trocar de faixa, revelando que o fenômeno de auto-organização é realmente robusto. Os pesquisadores afirmam que seus resultados têm implicações tanto no design de corredores construídos em escala humana (como em estações de metrô e estádios), como no desenvolvimento de dispositivos microfluídicos.

Fonte: Prof. José Soares de Andrade Jr., do Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9929

Acessar Ir para o topo