Bolsas de extensão para os alunos do SMD, Licenciatura em Matemática, Letras e Pedagogia

Data de publicação: 7 de março de 2019. Categoria: Sem categoria

A Universidade Federal do Ceará – UFC, através do Instituto Universidade Virtual (IUVI) e da Faculdade de Educação (FACED) torna pública a Seleção de BOLSISTAS para atuarem em projetos de extensão vinculados ao Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – PROATIVA.

As bolsas tem o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) cada uma. As Bolsas terão duração de 09 (nove) meses, perfazendo o período de abril a dezembro de 2019.

O projeto Aprendizagem móvel e colaborativa no ensino fundamental (professor José Aires de Castro Filho) visa disponibilizar um conjunto de recursos educacionais digitais de modo a estimular os professores a integrarem tecnologias móveis no currículo escolar. Seu objetivo é proporcionar subsídios em forma de conhecimento, técnicas e recursos aos professores e gestores, para que os recursos educacionais digitais hoje existentes possam ser integrados de forma colaborativa ao currículo escolar. Além disso, pretende-se oferecer formações direcionadas ao uso das tecnologias digitais para docentes da rede pública do município de Fortaleza-CE, de modo a estimular e orientar o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
No. de Vagas – 02 remuneradas

O projeto Athena – Desenvolvimento e uso de um repositório virtual aberto: importância da catalogação de recursos educacionais digitais (RED) (Professora Maria de Fátima Costa de Souza) tem como propósito fomentar um repositório de recursos educacionais digitais (RED) para componentes curriculares de Língua Português e Matemática do Ensino Fundamental (1º ao 9º). Todos os RED serão de livre acesso e em diferentes formatos – áudio, vídeo, animação, imagem, mapa, hipertexto e software educacional – considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional.
No. de Vagas – 01 remunerada

O projeto Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (Professora Juscileide Braga de Castro) tem como objetivo planejar e desenvolver, junto com professores da Educação Básica, projetos interdisciplinares que envolvam a produção colaborativa de mídias digitais de matemática – como imagens, infográficos, jornal digital, vídeos, dentre outras mídias, de modo a estimular os professores a integrarem tecnologias digitais no currículo escolar. Espera-se, com este projeto de extensão, proporcionar a significação e a aprendizagem da matemática e de outros componentes curriculares. A aprendizagem pode ser conseguida por meio de trocas de ideias, discussões, simulações, compartilhamento de informações. As mídias digitais, produto dessa aprendizagem, deverão mostrar as concepções construídas ao longo do projeto em relação aos diversos conceitos mobilizados.
No. de Vagas – 01 remunerada

Os interessados devem preencher o formulário online disponibilizado no link até o dia 13/03/2019 ao meio-dia.