Câmara Municipal de Fortaleza homenageia mulheres cientistas da UFC

Data de publicação: 6 de junho de 2024. Categoria: Notícias

Na segunda-feira, dia 03 de junho, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promoveu sessão solene para homenagear mulheres cientistas da Universidade Federal do Ceará (UFC), em alusão aos 70 anos da Instituição de Ensino.

Dentre as homenageadas, a Vice-reitora, Profa. Dra. Diana Cristina Silva de Azevedo, destacou a importância em incentivar a participação feminina na ciência:  “Essa noite representa, principalmente, a visibilização do papel das mulheres dentro da ciência. Eu acho que do letramento da sociedade, saber que existem mulheres que trabalham em ciência e, ciência entendida da maneira mais ampla possível, é importante. As mulheres têm um impacto muito grande no dia a dia da universidade, na ciência. É preciso dizer às meninas que elas podem ser uma Marie Curie, que é o exemplo mais conhecido, mesmo estando aqui no Ceará. É preciso dizer que as meninas podem ser o que elas quiserem, inclusive cientistas, engenheiras, filósofas, e que podem chegar a altos cargos.”

Durante o evento, as cientistas receberam certificados em reconhecimento às contribuições para a sociedade.

Pesquisadoras do Centro de Ciências homenageadas na ocasião:

Profa. Dra. Alcinéia Conceição Oliveira (docente do Departamento de Química Analítica e Físico-Química);
Ma. Débora Hellen Almeida Brito (Técnica do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica);
Profa. Dra. Nágila Maria Pontes Silva Ricardo (docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica);
Profa. Dra. Regina Célia Monteiro de Paula (docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica);
Dra. Rosemayre Souza Freire (técnica da Central Analítica);
Profa. Dra. Rossana Maria de Castro Andrade (docente do Departamento de Computação);
Profa. Dra. Telma Leda Gomes de Lemos (docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica).

Da esq. para a dir. Profa. Telma Leda Gomes de Lemos(DQOI); Débora Hellen Almeida de Brito(TAE/ DQOI); Rosemayre Souza Freire(TAE/ DQOI); Prof. Wandemberg Paiva (Diretor do Centro de Ciências); Profa. Regina Célia Monteiro de Paula ( DQOI);e, Profa. Rossana Maria de Castro Andrade(DC).

Pesquisadoras homenageadas

Fonte: https://www.cmfor.ce.gov.br/2024/06/03/camara-homenageia-mulheres-cientistas-da-ufc/