Departamento de Computação comemora 25 anos nesta sexta-feira (14)

Data de publicação: 20 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

Nesta sexta-feira (14), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, haverá solenidade em comemoração aos 25 anos do Departamento de Computação (DC), aos 20 anos do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação e aos 40 anos do curso de graduação em Computação da UFC. O evento começa às 15h, no auditório do Departamento (Bloco 910 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), com descerramento de placa e prossegue, às 15h30min, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, do Centro de Ciências. Embora comemoradas neste mês de agosto, as duas décadas e meia do DC remontam a 1971, quando foi instalado o Núcleo de Processamento de Dados da UFC. Nessa linha do tempo, 1975 marca o início do Curso de Tecnologia de Processamento de Dados, o primeiro de graduação da área no Ceará e um dos pioneiros do País, tido como a semente para a criação do Bacharelado em Computação da UFC, 10 anos depois. Apenas em 1990 seria instalado o departamento, vinculado ao Centro de Ciências da Universidade.

A biografia do DC se confunde com a história e os avanços da Ciência da Computação no Ceará. Em 1992, o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA), ligado ao departamento, sediou o ponto de entrada da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em parceria com o então Ministério da Ciência e Tecnologia. A Internet chegava ao DC, à UFC e ao Ceará. O Mestrado em Ciência da Computação, criado em 1995, é outra iniciativa pioneira. Dez anos depois, teve início o curso de doutorado – hoje o programa mantém conceito 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De lá para cá já se formaram 900 alunos de graduação, 220 mestres e 25 doutores. Além do LIA, o DC conta com dois grandes laboratórios de pesquisa e desenvolvimento: o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), criado em 2002, e o Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD), desde 2006. Eles desenvolvem projetos para empresas do porte da Petrobras, Lenovo, HP, LG e Samsung, dentre outras.

Os últimos dois anos consolidaram dois passos importantes do DC: seu processo de internacionalização, com 19 alunos aprovados no programa Ciência Sem Fronteiras e três no Programa de Cooperação Franco-Brasileira para a Formação de Engenheiros (Brafitec), e o início do funcionamento de Curso de Engenharia de Computação, em parceria com o Departamento de Teleinformática (DETI), do Centro de Tecnologia.

Fonte: Prof. José Maria Monteiro, chefe do Departamento de Computação – fone: 85 3366 9847