Diretório Acadêmico da Física realiza evento especial em comemoração do Dia do Físico, no dia 19

Data de publicação: 15 de maio de 2020. Categoria: Notícias

O Diretório Acadêmico (DA) do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima terça-feira (19), um evento especial em comemoração do Dia do Físico. Serão promovidas palestras virtuais com cientistas brasileiros da área sobre o Prêmio Nobel da Física de 2019. Aberto ao público, o evento será transmitido a partir do canal do DA no YouTube, iniciando-se às 15h.

Um dos palestrantes é o Prof. Rogério Rosenfield, presidente da Sociedade Brasileira de Física e pesquisador nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O cientista ministrará a palestra “Cosmologia: o amadurecimento de uma ciência”.

O segundo palestrante é o Prof. José Renan de Medeiros, pesquisador nível 1A e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Aluno de doutorado do Prof. Michel Mayor, um dos premiados com o Nobel de Física em 2019, o pesquisador apresentará a palestra “Uma breve história do Prêmio Nobel de 2019: exoplanetologia”.

Para Lara Hissa, estudante do sétimo semestre do curso e membra do DA, o evento é uma forma de melhor divulgar a ciência, em um momento em que a circulação de informações incorretas ganha força. “Eu vejo grande importância em uma forte divulgação nas redes sociais para proporcionar o contato com a ciência, principalmente para públicos que não necessariamente estão inseridos neste meio de trabalho e estudo e acabam divulgando conteúdos falsos”, opina.

DIA DO FÍSICO – A data em alusão aos cientistas da Física, 19 de maio, é uma referência ao ano de 1905, conhecido como o “ano miraculoso de Einstein”, quando o alemão publicou uma séries de artigos considerados revolucionários para a área. Foram cinco artigos, entre eles, os que tratavam do efeito fotoelétrico, pesquisa que o levou a ganhar o Nobel em 1921.

Outros artigos igualmente relevantes foram aqueles sobre a teoria da relatividade restrita, que mudou a forma como os cientistas viam o espaço-tempo, e sobre a relação entre energia e massa (fonte da famosa equação E=mc²). Por isso, após 100 anos das publicações, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2005 como o Ano Internacional da Física, sendo criado o Dia do Físico.

PESQUISADORES – Rogério Rosenfield é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutor em Física pela Universidade de Chicago (EUA, 1990). É livre docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Suas áreas de atuação são a fenomenologia de partículas elementares e a cosmologia.

José Renan de Medeiros é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), na qual é professor, e doutor em Ciências pela Universidade de Genebra (Suíça, 1990). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (1997-2000) e desenvolve atividades de pesquisa em astronomia observacional, com ênfase em instrumentação, espectroscopia, evolução estelar e exoplanetologia.

CIÊNCIA EM LIVE – Outra iniciativa do Diretório Acadêmico é o projeto Ciência em Live, que traz palestras sobre diferentes temas científicos com pesquisadores. Os conteúdos estão disponíveis também no canal do YouTube, e a programação pode ser acompanhada nas redes sociais do DA.

“Nós do Diretório Acadêmico estamos proporcionando projetos como o Ciência em Live com o objetivo de mostrar ao público a importância da ciência, ainda maior no período que estamos passando”, diz Lara. “Quem sabe, dessa forma as pessoas entendam a importância e a contribuição que [a Física] traz. Espero inspirarmos outros jovens para conhecer e se aprofundar nessa bela ciência.”

Fonte: Diretório Acadêmico da Física – e-mail: da@fisica.ufc.br