Estudo da terra para gerar negócios

Data de publicação: 1 de abril de 2015. Categoria: Notícias

A obtenção de riquezas minerais, avaliação do meio ambiente, além de prevenção de inundações, terremotos e erosão. Prospecção de petróleo e gás ou a perfuração de poços de água subterrânea. Essas atividades dependem da atuação de um profissional de geologia, que tem remuneração média de R$ 6 mil, podendo ser mais.
Pela responsabilidade, importância para o mundo e diversidade de atuação, o curso de geologia não poderia ser fácil. E não é. É múltiplo. No máximo, metade da turma da graduação se forma, conforme o geólogo e chefe do departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), César Ulisses Veríssimo. Física, matemática e química, por exemplo, fazem parte do curso. “Assim como toda profissão, o mercado também oscila para a geologia. Mas a chance de se empregar é bem grande”, ressalta César.

O professor é gaúcho, formou-se no Pará e fez mestrado em São Paulo. Trabalhou três anos no Amazonas. Depois, fez concurso público no Ceará e foi aprovado. Está aqui há mais de 10 anos. “No Ceará, a hidrogeologia é uma demanda permanente”, dá a dica. “O geólogo não tem pátria”, brinca.

César ressalta que a economia recessiva reduz as possibilidades de atuar em multinacionais do mercado de minerais, mas os aspectos de meio ambiente e água, por exemplo, estão sempre em alta em todo o País.

O profissional de geologia também atua em obras de engenharia, como rodovias, ferrovias, metrôs, barragens e túneis. Outra forma de atuação é na compreensão de fenômenos naturais, como vulcões, petróleo e terremotos. A idade das rochas, da formação das geleiras, dos minerais, dos fósseis, do solo, dos dinossauros e de outras formas antigas de vida são atividades da profissão. (Andreh Jonathas)

RAIO X DA PROFISSÃO

Tem um campo de atuação muito amplo. Recursos minerais, como petróleo, ferro, manganês, cobre. Parte de processos, oceanografia, dinâmica costeira e eólica. Essa interferência humana no meio ambiente gera estudos feitos por geólogo. Hidrogeologia, para prospecção de águas, salinidade. Pesquisa, geral e docência.

Estuda a terra, para conhecer a formação dos minerais e rochas. Contribui em processos de exploração econômicos e sustentável do que a natureza oferece na terra. Também analisa a dinâmica desses recursos para melhorar a vida da humanidade .

Média salarial: R$ 6 mil

Tempo de formação: Cinco anos

Onde fazer: Universidade Federal do Ceará (UFC)

Matéria veiculada no Jornal OPOVO – Seção Empregos e Carreiras