Homenagem aos 70 anos da UFC reúne acadêmicos, parlamentares e comunidade em sessão solene na Assembleia Legislativa

Data de publicação: 23 de maio de 2024. Categoria: Notícias

O Reitor Prof. Custódio Luís Silva de Almeida.

Nesta segunda-feira, dia 20 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) promoveu sessão solene para celebrar o Jubileu de Platina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em menção aos 70 anos da Instituição.

Na solenidade, foi concedido o título de Cidadão Cearense ao Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, Reitor da Instituição desde agosto de 2023.

Durante o evento, também foram tecidas homenagens à Vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, e a 25 servidores docentes e técnico-administrativos de diferentes unidades acadêmicas da Universidade, dentre estes, o Prof. Gil Aquino Farias, do Departamento de Física, docente homenageado do Centro de Ciências; às entidades Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e Diretório Central dos Estudantes (DCE); e ao empresário José Maria Marques de Melo (in memoriam), doador do terreno onde foi construído o Campus da UFC em Itapajé.

O Reitor Custódio Almeida ressaltou em seu discurso a importância da Universidade para “Formar médicos, engenheiros, odontólogos, pedagogos sim; mas formar para a paz, para a igualdade e para a justiça.” e declarou ainda, em relação ao título de cidadão cerense: “Aproveito esse momento para declarar a minha imensa alegria por ser portador deste título, pois agora não só tenho a cearensidade de corpo, de alma, de tudo que foi por mim aprendido e vivenciado desde que cheguei a Fortaleza, com 11 anos de idade, vindo de minha terra natal, no interior do Maranhão. Agora tenho também a certificação e o reconhecimento oficial do quão cearense de fato eu sou”.

Leia a notícia na íntegra: https://www.ufc.br/noticias/18735-homenagem-aos-70-anos-da-ufc-reune-academicos-parlamentares-e-comunidade-em-sessao-solene-na-assembleia-legislativa

Da esquerda para a direita: Prof. Jeanlex Soares de Sousa (Departamento de Física); Prof. Gil Aquino Farias, (Departamento de Física); Prof. Wandemberg Paiva Ferreira (Diretor do Centro e Ciências); Profª. Cristina Paiva da Silveira Carvalho (Vice-Diretora do Centro de Ciências) e Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho (do Departamento de Física).

Servidores docentes e técnico-administrativos homenageados e a vice-reitora Diana Azevedo.

Fonte: Notícia do site da UFC (https://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2024)