Palestra – CROSS-ATLANTIC: CReating Opportunities From Seawwed Sulfated Polysaccharides For Application In Therapeutics Externa

Data de publicação: 21 de junho de 2022. Categoria: Notícias

O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, em parceria com a Pós Graduação em Bioquímica e a Profa. Titular Dra. Norma Maria Barros Benevides, tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica para a palestra intitulada CROSS-ATLANTIC: CReating Opportunities From Seawwed Sulfated Polysaccharides For Application In Therapeutics, que será ministrada pelo Dr. Celso Miguel de Maria Alves (Portugal), no dia 21/06/2022 (terça-feira), às 14h, no auditório do DBBM.

Segue resumo do tema que será abordado na palestra:

Os organismos marinhos têm-se revelado uma fonte promissora de compostos Bioativos com elevado potencial para o desenvolvimento de novos produtos com aplicação biotecnológica e farmacológica. Entre estes, os polissacarídeos sulfatados que estão presentes em abundância na matriz extracelular da parede celular das macroalgas, que têm demonstrado possuir atividades biológicas relevantes, tais como antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, neuroprotectora, entre outras, podendo ser utilizados como base para o desenvolvimento de novos produtos.

Neste âmbito o projeto CROSS-ATLANTIC, liderado Por Investigadores do Politécnico de Leiria (Portugal) e da Universidade Federal do Ceará (Brasil), teve como objetivo avaliar o potencial biotecnológico e terapêutico de polissacarídeos sulfatados isolados a partir de Macroalgas da costa de Portugal e da costa litoral cearense ‘ (Brasil), em modelos in vitro e in vivo.

O projeto CROSS-ATLANTIC permitiu, compreender, pela primeira vez, o potencial anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-enzimático, fotoprotetor e neuroprotetor destas macromoléculas, bem como a definição dos seus mecanismos de ação nos modelos in vitro e in vivo utilizados, contribuindo para a descoberta de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos Inovadores com aplicabilidade na área dermatológica e terapêutica.

Nesta palestra serão apresentados os principais resultados obtidos durante a investigação que está em curso.

Fonte: Secretaria Administrativa do DBBM e Site do DBBM.