Pesquisa de professores da Física é publicada em revista de alto impacto internacional

Data de publicação: 20 de junho de 2016. Categoria: Notícias

Grafeno BidimensionalPesquisa realizada por professores da UFC sobre o grafeno – material bidimensional produzido a partir de moléculas de carbono – foi publicada na prestigiada revista Reviews of Modern Physics, que tem fator de impacto 33.177, um dos mais altos da área.

O trabalho foi desenvolvido pelos professores Antonio Gomes Souza Filho e Eduardo Bedê Barros, ambos do Departamento de Física, em parceria com os pesquisadores V. Meunier, do Instituto Politécnico Rensselaer (Nova York), e M.S. Dresselhaus, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge).

O artigo “Physical properties of low-dimensional sp2-based carbon nanostructures” faz uma revisão das propriedades físicas do grafeno, grande promessa para a física de materiais e suas aplicações devido a uma série de características incomuns: extrema flexibilidade, resistência, condutividade, transporte de elétrons, dentre outras.

O texto revisita os últimos 20 anos de pesquisa. “O impacto dessas pesquisas encabeçou uma série de descobertas fundamentais que desempenharam papel central na compreensão de muitos aspectos da física de materiais e sua aplicação”, dizem os autores.

Os pesquisadores avaliam estruturas derivadas do grafeno, como empilhamento de poucas camadas, nanotubos de carbono e nanofitas, para discutir como as propriedades desses materiais podem ser modificadas e adaptadas para aplicações específicas.

Fonte: Prof. Alejandro Ayala, Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Física – fone: 85 3366 9906