Pós-Graduação em Química promove nesta semana palestras com a Rede Nordeste de Biotecnologia

Data de publicação: 6 de junho de 2017. Categoria: Sem categoria

O Progralab de quimicama de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará e a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece), promoverão na quinta-feira (8), às 14h, e na sexta-feira (9), às 9h, o Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação da Química.

Direcionado a pós-graduandos, professores e pesquisadores nas áreas de Química, Física, Farmacologia, Bioinformática e Biotecnologia, o evento é gratuito e aberto a outros interessados. Será no anfiteatro da Química (bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

No dia 8, às 14h, o convidado é o Prof. Eufrânio da Silva Júnior, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fará palestra intitulada “Overcoming challenges in quinone-based chemistry”. Ele falará em português sobre o trabalho de seu grupo de pesquisas, que desenvolveu, entre outras inovações, métodos práticos para projetar, sintetizar e otimizar novos compostos químicos com uma ampla gama de aplicações biológicas.

No dia 9, às 9h, a palestra intitulada “Functionalization of nitroalkenes: synthetic and biological applications” será proferida, em inglês, pelo Prof. Irisih Namboothiri, do Department of Chemistry of Technology Bombay, da Índia. Ele explanará sobre a funcionalidade dos nitroalquenos e suas aplicações síntéticas e biológicas.

Os organizadores avaliam que o ciclo de palestras é uma oportunidade para contribuir com os esforços de colaboração, em nível nacional e internacional, que estão sendo empreendidos pelos programas de pós-graduação em Química da UFMG e da UFC, pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC e pela Renorbio.

Fontes: Programa de Pós-Graduação em Química da UFC – fone: 85 3366 9981 / Profª Cláudia Pessoa, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8255