Professor do Departamento de Matemática é membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Data de publicação: 13 de maio de 2015. Categoria: Notícias

O Professor Eduardo tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 4 de maio do corrente ano.

O Prof. Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, Bacharel e Mestre em Matemática (UFC, 1999, 2001) e doutor em Matemática (Univ. Texas at Austin, 2005) sob a supervisão do Professor Luis Cafarelli, respondeu pela cadeira de “Hill Assistant Professor” na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, EUA (2005-2008). Atualmente é professor Titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará.

O Prof. Eduardo conduz pesquisas na área de Análise e Equações Diferencias Parciais, elípticas e parabólicas, com atenção especial a questões de regularidade em fenômenos difusivos envolvendo fronteiras livres além de Análise Harmônica e Geométrica, Cálculo das Variações e Teoria Geométrica da Medida. É Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1B, recebeu o “MCA Prize” em 2013, é Membro Afiliado “TWAS” desde 2011 e é “ICTP Junior Associateship” desde 2009. Foi admitido como Membro Afiliado ABC em 2007.

É membro do corpo editorial do periódico “Interfaces and Free Boundaries” e até o momento formou seis doutores e produziu mais de quarenta artigos científicos, publicados em jornais de reconhecida seletividade.
O Prof. Eduardo foi coordenador da Pós-Graduação em Matemática da UFC no período 2012-2014. Orienta alunos de Mestrado e de Doutorado e lidera um grupo de pesquisa no Departamento de Matemática da UFC.

Fonte: Departamento de Matemática da UFC – fone: 3366-9884