Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências

Área do conteúdo

Professor Enéas Gomes Filho toma posse como novo membro da Academia Cearense de Ciências

Data de publicação: 8 de abril de 2019. Categoria: Sem categoria

O Prof. Enéas Gomes Filho, docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/UFC (Centro de Ciências), tomou posse no dia 05 de abril de 2019 como mais novo membro titular da Academia Cearense de Ciências (Aceci) e ocupará a cadeira de número 30, tendo como patrono o Prof. José Xavier Filho, prof. titular aposentado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (in memoriam).
A Academia Cearense de Ciências (Aceci) foi fundada em 23 de outubro de 1985, possuindo, portanto, mais de 30 anos, com seus membros reunindo-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado, contribuindo com ações, visando o engrandecimento do Ceará. Recentemente, por decisão unânime dos seus membros, o quadro de acadêmicos permanentes e imortais da Academia, foi ampliado para um total de 50, podendo chegar a 80 ao longo dos anos. No pr ocesso de seleção de novos acadêmicos, definida a vacância no quadro permanente da Academia, a mesma é preenchida pela seleção, de acordo com o que estabelece seu Estatuto. Os candidatos para as respectivas vagas que surgirem devem ser indicados à presidência, sendo que as indicações devem ser proferidas por, pelo menos, dois acadêmicos titulares. Em seguida, o presidente indica dois acadêmicos para análise e avaliação dos perfis dos candidatos, refletidos nos seus Curricula vitarum, envolvendo, sobretudo contribuições científicas, tecnológicas e formação de recursos humanos, e o parecer emitido pelos avaliadores é então submetido ao plenário da Academia.
Desta forma, o reconhecimento dos frutos do trabalho de um cientista, para compor a Academia, é o que mais o enaltece, especialmente por ser pronunciado pelos seus pares, constituindo, assim, a nobreza do gesto de reconhecimento, uma honraria, sobretudo, pela imortalidade que lhe é conferida ao ser empossado junto ao seleto Grupo de cientistas.
A Chefia do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular congratula orgulhosamente o Prof. Enéas Gomes pela imensurável conquista.

Fonte: Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – fone: 3366 9817

Acessar Ir para o topo