Professor Joaquim Albenísio Gomes da Silveira é homenageado durante o XVII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal

Data de publicação: 12 de junho de 2019. Categoria: Notícias, Sem categoria

O Professor Titular e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A, Joaquim Albenísio Gomes da Silveira, docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC desde 1991, foi homenageado durante o XVII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal (2019) que está ocorrendo na cidade de Cuiabá – MT desde do dia 09 de junho e se encerra hoje, 12/06. Promovido pela Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV ) o evento traz como temática “Desafios para a Fisiologia Vegetal – Produção de Alimentos e Sustentabilidade” e é o principal evento na área. O Prof. Albenísio, atual Vice-Presidente da SBFV (2018-2020), recebeu da Diretoria da respectiva sociedade homenagem em “reconhecimento por sua inestimável contribuição à Fisiologia Vegetal no Brasil“.

Quem é o nosso professor homenageado – Joaquim Albenísio possui doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas – Conceito CAPES 7) pela USP (1985), foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, Presidente do Comitê Organizador do II Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e eleito o 2º Presidente da SBFV. Além disso, participou da criação da Brazilian Journal of Plant Physiology (1989), atualmente Theoretical and Experimental Plant Physiology (Springer, IF 2016 = 1,05) e é editor associado da Environmental and Experimental Botany (Elsevier FI 2016 = 4,27). Publicou mais de 150 artigos (índice H= 38 H= 31 nos últimos 5 anos no Google Scholar), em revistas internacionais com JCR e possui mais de 4000 citações. Formou 28 doutores, 35 mestres, orientou 10 pós-doutorados. Ministra na graduação a disciplina “Fisiologia Vegetal” e na Pós-Graduação (mestrado e doutorado) “Mecanismos fisiológicos envolvidos com a eficiência fotossintética”, além de alguns Tópicos Especiais em Fisiologia Vegetal. Atualmente chefia o Laboratório de Metabolismo de Plantas, com uma equipe de 6 doutorandos, 2 mestrandos, 2 pós-doutorandos e 2 bolsistas de iniciação científica, onde trabalha com Fisiologia Vegetal, com ênfase na eficiência da fotossíntese mediada por metabolismo redox, fotorrespiração e assimilação de nitrogênio em condições de estresses abióticos.

Entre em contato com o Laboratório de Metabolismo de Plantas (Plant Metabolism Laboratory):
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/Biochemistry and Molecular Biology Dept.- Federal University of Ceará/ Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra – Bloco 907
E-Mail: joaquim.silveira@pesquisador.cnpq.br / Telefone:+5585 33669821

Fonte: Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – fone: 3366 9817