Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências

Área do conteúdo

Tese de Francisco Cleiton Estevão Lima, sob orientação do Prof. Carlos Alberto Santos de Almeida, recebe Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2024

Data da publicação: 19 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

A Diretoria do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará parabeniza Francisco Cleiton Estevão Lima, que recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2024 pela tese intitulada Aspectos de estruturas topológicas em baixas dimensões, sob orientação do Prof. Carlos Alberto Santos de Almeida.

Segue notícia completa publicada no site do Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (PPGFis-UFC):

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou, nesta terça-feira, 27 de agosto, o resultado preliminar do Edital nº 04/2024 referente ao Prêmio CAPES de Tese 2024. Neste ano, o Prêmio CAPES de Tese recebeu um total de 1.632 inscrições, o maior número registrado em todas as edições. Em 2023, foram submetidos 1.469 trabalhos.

O Prêmio CAPES de Tese é amplamente reconhecido como o “Oscar da Ciência Brasileira”, destacando os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no país em 2023, nas áreas de avaliação estabelecidas pela Fundação e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Pela primeira vez na história, o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (PPGFis-UFC) conquistou o prêmio de menção honrosa com o trabalho do aluno Francisco Cleiton Estevão Lima, sob a orientação do Prof. Carlos Alberto Santos de Almeida, intitulado: Aspectos de estruturas topológicas em baixas dimensões.

No trabalho premiado, são abordadas questões relativas às estruturas topológicas conhecidas como paredes de domínio e vórtices. Essas estruturas surgem em contextos da Teoria de Campos e da Física da Matéria Condensada, podendo referir-se a descontinuidades ou irregularidades na estrutura do material, ou ainda à descrição de fenômenos como a supercondutividade. Ademais, conforme anunciado na tese premiada, a existência de vórtices magnéticos em um fundo gravitacional pode, a priori, gerar objetos cosmológicos (buracos negros) com emissão de fluxo magnético quantizado.
De maneira geral, a tese destaca os seguintes pontos:

  1. Quais são as possibilidades para o surgimento de estruturas do tipo parede de domínio em uma teoria de múltiplos campos?
  2. Como surgem as paredes de domínio gravitantes em cenários de gravidade modificada?
  3. Qual é a forma mais apropriada para estender a simetria dos modelos de vórtices generalizados, visando um maior rendimento energético?
  4. Como a existência de vórtices magnéticos pode levar à formação de objetos cosmológicos, como buracos negros?

O trabalho de doutoramento foi desenvolvido no período de agosto de 2019 a julho de 2023 e contém vinte e oito publicações em periódicos internacionais indexados pela CAPES.

Fonte: Site do Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (PPGFis-UFC)

Acessar Ir para o topo