UFC coordena 11 dos 18 projetos cearenses aprovados no Pronex 2015.2

Data de publicação: 4 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará vai coordenar 11 dos 18 projetos cearenses aprovados no Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) 2015.2. Além disso, pesquisadores da UFC também participam dos outros sete projetos aprovados, ainda que não seja na coordenação deles.

O Pronex é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). É destinado a dar suporte a núcleos de pesquisa já consolidados e de comprovada qualidade da produção científica, normalmente com atuação em rede.

Esses grupos desenvolvem pesquisas de alto nível, de longa duração, que exigem investimentos que variam de R$ 200 mil a R$ 800 mil. Na lista do Pronex 2015.2, estão pesquisas em áreas como Biotecnologia, Matemática, Física, Engenharia Química, Farmacologia e Oceanografia.

“Esse volume de projetos aprovados mostra a quantidade e a qualidade dos grupos de pesquisa de alto nível situados aqui”, diz o Pró-Reitor adjunto de Pesquisa e Pró-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes. “O resultado desse edital mostra claramente que nossa Universidade se consolida e se fortalece como uma instituição de ponta em pesquisa. A situação estadual é notável, mas a UFC rapidamente vai se consolidando para ser a primeira do Nordeste”, diz.

Veja a lista dos pesquisadores da UFC que irão coordenar projetos de apoio a núcleos de excelência:

Alexandre Holanda Sampaio (Departamento de Engenharia de Pesca, do Centro de Ciências Agrária), coordenando pesquisadores da UFC e UVA.
Benildo Sousa Cavada (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, do Centro de Ciências), coordenando pesquisadores da UFC, UECE e UFCA.
Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira (Departamento de Matemática, do Centro de Ciências), coordenando pesquisadores da UFC, UFCA e Unilab.
Gerly Anne de Castro Brito (Departamento de Morfologia, da Faculdade de Medicina), coordenando pesquisadores da UFC e Unifor.
José Soares Andrade Júnior (Departamento de Física, do Centro de Ciências), coordenando pesquisadores da UFC e Unifor.
Luciana Rocha Barros Gonçalves (Departamento de Engenharia Química, do Centro de Tecnologia), coordenando pesquisadores da UFC e Embrapa.
Luiz Gonzaga de França Lopes (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, do Centro de Ciências), coordenando pesquisadores da UFC e UECE.
Manoel Odorico de Moraes Filho (Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Faculdade de Medicina), coordenando pesquisadores da UFC, UECE, Unifor, Unilab e Fiocruz (CE).
Nylane Maria Nunes de Alencar (Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Faculdade de Medicina), coordenando pesquisadores da UFC, Unifor e ICC.
Paulo de Tarso Cavalcante Freire (Departamento de Física, do Centro de Ciências), coordenando pesquisadores da UFC e IFCE.
Rozane Valente Marins (do Instituto de Ciência do Mar), coordenando pesquisadores da UFC, UFCA e INPE (CE).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331