Veja taxas de participação na 1ª avaliação institucional da UFC

Data de publicação: 2 de junho de 2015. Categoria: Notícias

A partir da próxima segunda-feira (1º), alunos e professores de graduações presenciais da UFC farão mais uma avaliação institucional, refletindo e opinando sobre a qualidade de seus cursos.
O prazo se estenderá até 15 de junho e a atividade é feita pela Internet, através do SIGAA. Desta vez, a meta é superar a taxa de participação na primeira edição, que ocorreu, em caráter de teste, em novembro de 2014.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) – que coordena o processo – e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) divulgaram os percentuais de participação na edição passada.

De acordo com os relatórios, três unidades acadêmicas tiveram média de participação discente (estudantes avaliando professores e cursos) superior a 80%: Campus de Crateús (89,6%); Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE (81,2%) e Instituto de Educação Física e Esportes – Iefes (81,8%). Os cursos que mais aderiram ao processo foram o de Medicina do Campus de Sobral (95,56%), Biotecnologia (91,2%) e Psicologia (93,5%).

Já na avaliação docente (professores avaliando suas turmas e cursos), nove unidades acadêmicas e departamentos tiveram taxa de participação superior a 80%: Campus de Crateús (100%), Campus de Russas (100%), Campus de Quixadá (81,6%), Centro de Ciências Agrárias (87%), Curso de Educação Musical/licenciatura (100%), Departamento de Libras e Estudos Surdos (100%), Licenciatura em Letras-Libras (80%), Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (100%), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri (100%).

Algumas graduações, no entanto, deverão sensibilizar seus alunos sobre a importância da avaliação institucional, a exemplo do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade (8,14% de participação discente em 2014), bacharelado em Gastronomia (31,75%), Filosofia (43,78%), bacharelado em Ciência da Computação do Campus de Quixadá (48%), bacharelado em Ciências Econômicas (noturno, 33,11%), bacharelado em Ciências Atuariais (44,44%), licenciatura em Matemática (44%), Engenharia de Software do Campus de Russas (48%) e licenciatura em Música do Campus de Sobral (33,3%).

As demais graduações e unidades acadêmicas tiveram participação discente superior a 50%.

A UFC reforça que a avaliação é mais que uma atividade institucional. Trata-se de uma oportunidade de estudantes e professores expressarem opinião sobre o que é bom e o que precisa melhorar em seu curso. Não deixe de aproveitar essa chance e ajude a Universidade a pensar estratégias para se tornar ainda melhor.

Leia mais: Professores e alunos fazem avaliação institucional no período de 1º a 15 de junho

Fonte: Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: cpaufc@gmail.com