Workshop Fronteira Quântica em Sistemas Biológicos

Data de publicação: 26 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

Sistemas biológicos são dinâmicos e trocam energia e matéria constantemente com o ambiente para manter o estado de não-equilíbrio necessário para haver vida. Avanços nas técnicas experimentais nos permitiram estudar dinâmicas biológicas em escalas cada vez menores. Tais estudos revelaram evidências de efeitos quânticos, que não podem ser explicados pela física clássica, em uma variedade de processos biológicos.  A Biologia Quântica é uma área emergente de pesquisa que estuda como efeitos quânticos influenciam sistemas vivos, e cuja extensão ainda é desconhecida. Devido ao caráter amplamente interdisciplinar da Biologia Quântica, convidamos toda a comunidade da UFC para participar deste evento e debater sobre as fronteiras quânticas em sistemas biológicos.

Anfitrião: Prof. Jeanlex Soares de Sousa (UFC).
Convidados: Prof. Márcio Viana Ramos (UFC), Prof. Pierre Fechine (UFC), Dr. Felipe Domingos de Sousa (UNIFOR) e Profª. Louhanna Pinheiro Rodrigues Teixeira (UNIFOR).
Participação: Dr. Marcelo Sousa (UFC, IDOR, Bright).

Data: 09 de Novembro de 2023.
Horário: 13h30min às 16h30min.
Local: Auditório da Física na UFC/Bloco 926
Evento gratuito com inscrições no local. Vagas limitadas!
Participe do Coffee&Meet  para interagir com convidados e demais alunos.

Fonte: Prof. Jeanlex Soares de Sousa – Departamento de Física.