XIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa

Data de publicação: 29 de março de 2016. Categoria: Notícias

A Sociedade Brasileira de Geoquímica e a Universidade Federal do Ceará – Departamento de Geologia, promoverão no período de 16 a 18 de novembro de 2016, no Campus do Pici, o XIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa (XIIICGPLP).

O Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa congrega profissionais e estudantes de comunidades e países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) que atuam no âmbito das Ciências Exatas e da Terra, mais especificamente no domínio de geoquímica.

O objetivo maior do congresso é promover o encontro, a integração e a divulgação de profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes que atuam junto às Ciências Geoquímicas. Este evento busca também discutir e divulgar a potencialidade desta área, envolvendo todas as grandes áreas do conhecimento científico.

A estimativa de que no próximo século a população mundial alcançará um quantitativo entre 10 a 12 bilhões de pessoas, torna o conhecimento científico uma das ferramentas indispensáveis na busca de soluções de problemas críticos tais como: recursos energéticos, recursos hídricos, prospecção de minérios, segurança alimentar, gerenciamento de resíduos e qualidade do ar. Deste modo, a geoquímica em suas diversas aplicações tem muito a contribuir nesses quesitos. Caberá aos profissionais da área de geoquímica o debate sobre os desafios que se apresentam a estes profissionais assim como seu papel diante do futuro da sociedade.

Mais informações na página do evento.

Fonte: Departamento de Geologia / Fone: 3366-9867