18 de junho – Dia do Químico

Data de publicação: 18 de junho de 2020. Categoria: Notícias

A Diretoria do Centro de Ciências felicita todos os docentes, servidores e discentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (DQOI), Departamento de Química Analítica e Físico-Química (DQAFQ), Bacharelado e Licenciatura em Química e do Programa de Pós-graduação em Química da UFC pelo Dia do Químico.

Dia do Químico
A Química está em toda parte. De fato, a Química está em tudo, pois estuda a matéria, sua composição, suas propriedades e suas transformações. A origem dos conhecimentos práticos dessa ciência remete a um passado distante, quando as primeiras reações químicas foram observadas e realizadas, desde o cozimento dos alimentos, até o início da metalurgia. Podemos dizer que a história da Química caminha junto com a história da humanidade.

Hoje, a Química tem um grande impacto e um importante papel na nossa sociedade. Ela está presente em diversos setores, como no desenvolvimento de fármacos, na indústria alimentícia, nos materiais do dia-a-dia, nos produtos de limpeza e higiene pessoal, nos cosméticos, na busca de soluções para o meio-ambiente, entre muitos outros.
O profissional da Química tem um papel fundamental nisso possibilitando que os inúmeros benefícios dessa área do conhecimento humano cheguem às várias esferas da sociedade. Esse profissional pode trabalhar em diversos campos de atuação, nas indústrias, nas escolas, nos laboratórios, na pesquisa, no desenvolvimento de novos produtos e nos controles de qualidade.

No Brasil, o dia 18 de junho foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Químico, pois em 18 de junho de 1956 foi promulgada a Lei nº 2800/56. Essa data é um marco para os profissionais da Química no nosso país, pois essa lei regulamentou o exercício da profissão de Químico e também criou o Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química.
Parabéns aos profissionais de Química!

( Autora: Profa. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha – Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFC)

Em comemoração ao Dia do Químico será promovida, pelo “ACS Student Chapter UFC, a Live “A atuação da American Chemical Society no Brasil” (18:00), com a gerente da ACS publications no Brasil, Regiane Bracchi (imagem abaixo). ACS Student Chapter UFC é composto por 6 estudantes dos cursos de Química da UFC (5 de graduação e 1 de pós-graduação) e tem a Profa. Conceição Oliveira (Depto de Química Orgânica e Inorgânica) como supervisora acadêmica. O chapter faz parte de uma das iniciativas da American Chemical Society para estimular a divulgação da ciência no mundo. No Brasil há 4 ACS chapters distribuídos nas seguintes universidades: USP, UFRJ, UFMG e UFC, sendo o chapter UFC pioneiro na região Nordeste. Atualmente, as atividades do ACS Student Chapter UFC podem ser seguidas no instagram @acsstudentchapterufc. Ao longo do dia serão realizados sorteios. Não percam!
Aproveitamos a oportunidade para divulgar a XI Semana da Química, que ocorrerá, de forma remota, de 21 a 25 de setembro de 2020.

Fonte: Coordenação do Curso de Licenciatura em Química – fone: 3366 9795