19 de outubro – Dia do Profissional de Informática

Data de publicação: 19 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

A Diretoria do Centro de Ciências felicita todos os docentes, servidores e discentes do Departamento de Computação, do Bacharelado em Ciência da Computação e do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) pelo Dia do profissional de Informática.

Em homenagem ao dia 19/10 encaminhamos o texto abaixo, escrito pelo Prof. Pablo Mayckon Silva Farias, Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, incorporando elementos de um histórico do Departamento de Computação produzido pela secretária do departamento, Rosely Araújo Silva Barros. Enviamos também uma arte elaborada por Raynara dos Santos Silva, estudante do Bacharelado em Ciência da Computação e bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), vinculada ao Centro de Ciências.

Dia do Profissional de Informática

O Dia do Profissional de Informática é uma data comemorativa não-oficial. No estado do Rio de Janeiro, a terceira segunda-feira de outubro — dia 19 de outubro, no caso de 2020 — é considerada feriado para os profissionais da área em convenções coletivas de trabalho desde pelo menos o ano 2000. No exterior, há celebrações relacionadas que ocorrem em outras datas, como na Rússia, em que o Dia do Programador é oficialmente comemorado no 256º dia do ano, em setembro.

Os profissionais de informática atuam no amplo escopo de atividades relacionadas aos sistemas computacionais, incluindo o desenvolvimento, a manutenção e o suporte a software e hardware, bem como atividades de organização, gestão e aplicação associadas a tais sistemas. A Sociedade Brasileira de Computação é contra propostas de regulamentação da profissão centradas em conselhos profissionais e reserva de mercado para nichos específicos, sendo a favor da liberdade profissional e defendendo o controle de qualidade dos produtos e serviços prestados.

Na UFC, a formação em Computação acontece há pelo menos 45 anos. Em 1975, apenas 4 anos depois da instalação do Núcleo de Processamento de Dados da UFC, foi criado o então chamado Curso de Graduação em Processamento de Dados, já sob responsabilidade do Centro de Ciências. Em 1987, o curso foi convertido em Bacharelado em Computação. Em 1990, foi criado o Departamento de Computação da UFC, a partir do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, com o qual até hoje compartilha o bloco 910 do Centro de Ciências. Em 1994, com a primeira turma iniciando em 1995, foi criado o curso de Mestrado em Ciência da Computação do Departamento de Computação; em 2005, foi a vez do curso de Doutorado em Ciência da Computação.

Finalmente, em 2015, o Bacharelado em Computação do Centro de Ciências passou a se chamar Bacharelado em Ciência da Computação. Com forte carga teórica e matemática, o curso apresenta os fundamentos da Ciência da Computação a seus estudantes, habilitando-os a adaptar-se e mesmo a desenvolver novas tecnologias de software, em áreas diversas como Algoritmos, Bancos de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Lógica, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e outras.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação na área de Computação, de 2016, abrangem quatro bacharelados, em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, assim como uma licenciatura, em Computação. Atualmente, a UFC oferta cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, distribuídos nos campi de Crateús, Pici (Fortaleza), Quixadá, Russas e Sobral. Além disso, incorporando a multidisciplinaridade inerente à Computação, a UFC possui ainda cursos de graduação em Design Digital, Redes de Computadores e Sistemas e Mídias Digitais, além de engenharias afins.

Prof. Pablo Mayckon Silva Farias

Coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação do Centro de Ciências da UFC.

Rosely Araújo Silva Barros

Secretária do Departamento de Computação do Centro de Ciências da UFC.

Fonte: Profa. Cristina Paiva da Silveira Carvalho
Coordenadora de Programas Acadêmicos do Centro de Ciências