Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências

Área do conteúdo

26 de outubro – Dia do Matemático

Data de publicação: 26 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

A Diretoria do Centro de Ciências felicita todos os docentes, servidores e discentes do Departamento de Matemática, do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática e dos Programas de Pós-graduação em Matemática da UFC pelo dia do Matemático.

No Brasil, o dia do Matemático é comemorado no dia 26 de outubro. Além desta data, a UNESCO oficializou, em 2019, o dia 14 de março (3/14, no padrão americano) como o Dia Internacional da Matemática, em uma referência à constante matemática Pi (π). Um site oficial (https://www.idm314.org/) foi criado para que matemáticos possam cadastrar as atividades promovidas nesta data com o objetivo de ressaltar a importância da matemática para os estudantes e para a sociedade. Em 2020, o tema escolhido foi “A matemática está em tudo”. A iniciativa visa também estimular a inserção de mulheres na área de ciências exatas. Muitas iniciativas como essas têm sido feitas para incentivar uma maior participação de mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Em homenagem aos profissionais da matemática, encaminhamos o texto abaixo, escrito pelo Prof. Antônio Caminha Muniz Neto, Subchefe do Departamento de Matemática, e uma arte elaborada por Felipe Alison Costa Alves, estudante do curso de Licenciatura em Física e bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), vinculado ao Centro de Ciências.

 

“O Universo é um livro que não pode ser lido enquanto não aprendermos a língua e os caracteres com os quais ele está escrito. Ele está escrito na linguagem matemática, … , e sem ela é humanamente impossível compreender uma única palavra.”

 

Galileu Galilei

 

            Matemática é uma das mais fascinantes áreas do conhecimento existentes, a mais pura de todas as formas de arte e o mais desafiador dentre todos os jogos, com uma escala infindável de níveis de dificuldade. Diferentemente de outras áreas do conhecimento, os fatos matemáticos não se apoiam em experimentos para sua validação. De fato, em larga medida, a Matemática pode ser vista como uma criação abstrata do intelecto humano, o que torna ainda mais surpreendente a frase de Galileu, acima citada.

            Em que pese ser empolgante em si mesma, a Matemática oportuniza aos que assimilam seus conceitos e métodos a possibilidade de dar uma contribuição substantiva à sociedade, ao ajudar a compreender e, eventualmente, resolver problemas em áreas tão diversas quanto Administração, Economia, Ciência da Computação, Física, Medicina, Psicologia, Engenharias e Ciências Sociais. Talvez ainda mais espantoso seja o fato de que a matemática, tida há algumas décadas como “pura”, venha encontrando aplicações importantíssimas no mundo moderno, variando da modelagem do movimento de robôs à segurança bancária, para citar apenas dois exemplos.

            O Curso de Matemática da UFC, ofertado nas modalidades Licenciatura Plena e Bacharelado, é um dos mais antigos da universidade e goza de ótima reputação na comunidade matemática brasileira e na sociedade cearense. Há, dentre os egressos, profissionais nas mais variadas posições, como por exemplo professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior, pesquisadores em Matemática e áreas afins, diretores de escolas e faculdades e funcionários públicos.

            Um grau de Licenciado em Matemática na UFC prepara o egresso para lecionar a disciplina nos ciclos Fundamental e Médio, de maneira consistente e abrangente, facultando-lhe posição vantajosa na disputa pelos melhores salários do mercado. Nossos bacharéis em Matemática, via de regra, encaminham-se à pós-graduação, com vistas a tornarem-se pesquisadores em Matemática ou áreas afins. Levam consigo uma formação que lhes possibilita inserção nos melhores programas nacionais ou no exterior.

            Para além dos cursos de graduação, o Departamento de Matemática da UFC tem dois programas de pós-graduação: o acadêmico, que oferta cursos de Mestrado (desde 1965) e Doutorado (desde 1995), sendo atualmente nota 7 na avaliação da Capes; o Mestrado Profissional em Rede Nacional (desde 2007), coordenado nacionalmente pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).

            O corpo docente do Departamento tem a melhor qualificação dentre os congêneres do estado, e mesmo uma das melhores do país, sendo formado por 38 professores com o grau de Doutor em Matemática, obtido em instituições de grande prestígio no Brasil e no exterior, e 2 com grau de Mestre em Matemática. Temos pesquisadores ativos nas seguintes subáreas da Matemática e suas aplicações: Álgebra Comutativa e Não-Comutativa, Análise Funcional, Análise de Equações Diferenciais Parciais, Combinatória, Geometria Algébrica, Geometria Computacional, Geometria Diferencial, Metodologias para o Ensino de Matemática, Teoria Ergódica e Sistemas Dinâmicos, Teoria dos Números e Topologia das Singularidades.

            Historicamente, o Departamento de Matemática da UFC também tem sido pioneiro em diversas ações em larga escala em prol da melhoria do ensino de Matemática no Estado do Ceará, no país e até no exterior. A primeira dessas ações é a Olimpíada Cearense de Matemática, organizada pelo departamento ininterruptamente desde 1980 e uma das mais antigas competições intelectuais do país. Uma segunda ação foi o Projeto Numeratizar, conduzido em parceria com o Governo do Estado durante os anos de 2004-2006 e cujo formato serviu de modelo à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Outra importante iniciativa foi o Projeto Amílcar Cabral, executado em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Ministério das Relações Exteriores, que requalificou todos os professores de Ensino Médio da República do Cabo Verde de 2008 a 2012 pela oferta de participação em diversos cursos de formação continuada em Matemática. Por fim, sediamos um dos projetos do programa Cientista-Chefe da Funcap, o qual, no que concerne o ensino de Matemática, tem induzido, com êxito, diversas modificações nos processos metodológicos e de avaliação na rede estadual.

Prof. Antônio Caminha Muniz Neto
Subchefe do Departamento de Matemática do Centro de Ciências da UFC.

 

Fonte: Profa. Cristina Paiva da Silveira Carvalho
Coordenadora de Programas Acadêmicos do Centro de Ciências

 

Acessar Ir para o topo