29 de maio – Dia do Geógrafo

Data de publicação: 29 de maio de 2020. Categoria: Notícias

A Diretoria do Centro de Ciências felicita todos os docentes, servidores e discentes do curso de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC pelo Dia do Geógrafo.

Em homenagem ao dia 29/05, data de criação do IBGE no ano de 1936, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC preparou uma programação semanal de comemoração.

Dia do Geógrafo

“Além de ser uma ciência, a Geografia é uma conexão de saberes, compondo aquilo que nós somos e situando as nossas ânsias, querências, lembranças e sonhos. A Geografia está em paisagens, lugares, territórios, regiões e redes de toda a Terra e, além disso, em todos nós.

Basta ter vontade de compreender como as pessoas habitam os seus espaços, na relação entre cultura, política, economia, natureza. Para isso, antes de tudo, cabe ser Geógrafo/a, fazendo da curiosidade pelo mundo o projeto de uma profissão, esta reconhecida desde 1979.

Climas, viagens, cidades, festas, relevos, campos, literaturas, transportes, mapas, entre tantos outros temas, transformam espaços em Geografia. Área complexa que exige leituras múltiplas, adequadas para que o Geógrafo, na responsabilidade e competência de sua profissão, trace caminhos por uma sociedade mais justa e menos desigual.”

Feliz dia do Geógrafo!

(Autor: Prof. Tiago Vieira Cavalcante – Coordenador do Curso de Geografia)

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC –  fone:  3366-9855