33º Congresso Internacional da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos

Data de publicação: 22 de maio de 2015. Categoria: Notícias

Fortaleza receberá a 33ª edição da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG). Com a temática ‘Interfaces do Espaço Latino Americano’, o evento pretende estreitar os laços entre as geografias da América Latina, permitindo uma troca/complementação saudável de ideias e conhecimentos entre os geógrafos e aprofundar perspectivas de estudo regionais em fronteiras comuns ou integradas por temáticas renovadas. A Universidade Federal do Ceará, com apoio do CNPq e da comunidade geográfica brasileira, reúne pela primeira vez, os estudiosos da CLAG em um fórum privilegiado às abordagens que permeiam os campos temáticos das geografias latino-americanas. Da versão brasileira desse encontro, concebido aqui como um Congresso Internacional, emerge articulação de grandes temas em 6 eixos de apresentação de trabalhos (comunicações orais e painéis), para que possam ser aprofundadas as reflexões sobre uma “Geografia da Latinidade”; projeção de uma confluência investigações, capazes de sintonizar o diálogo entre diferentes grupos de pesquisa nacionais e internacionais. A CLAG é, portanto, a representação do amadurecimento continental da Ciência Geográfica, no contexto da segunda década do Séc. XXI.

O 33º Congresso da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG) será realizado, na Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici, entre os dias 26 a 30 de Maio de 2015, contando com seções coletivas centrais, denominadas “Simpósios” e Apresentações de trabalhos científicos, expostos na forma de Painés e Comunicações Orais, inscritos em 6 Eixos Temáticos. Também fará parte do evento atividades simultâneas e complementares: Homenagens a Professores Convidados e Premiados; “Meeting” de Pesquisadores visando acordos institucionais, Roteiros Urbanos e Regionais de Trabalho de Campo.

A programação completa está no site do evento: http://clagbrasil2015.wix.com/clagbrasil2015

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Geografia – fone: 3366-9489