Anuário 2015 da UFC será lançado na próxima terça-feira (20), com novidades

Data de publicação: 16 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

A edição 2015 – ano base 2014 – do Anuário Estatístico da UFC será lançada na próxima terça-feira (20), às 9h, no Auditório Ícaro de Sousa Moreira, localizado no Centro de Ciências do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O evento é aberto ao público. Produzido pela Pró-Reitoria de Planejamento, o Anuário, que este ano tem algumas novidades, é uma das mais importantes publicações da Universidade.

MAIS ACESSÍVEL – Para simplificar a busca por dados e tornar o Anuário mais acessível, será disponibilizada uma nova ferramenta de consulta, chamada Breviário Estatístico. Com ela, bastam alguns cliques para obter algumas das principais informações da Universidade, organizadas em menus e ilustradas por gráficos interativos. Tanto o Breviário como a íntegra do arquivo no tradicional formato pdf (em edição bilíngue Português-Inglês) estarão disponíveis no Portal da UFC até a próxima quarta-feira (21) – dia seguinte ao lançamento. O arquivo também será distribuído na Universidade através de pen-cards.

GESTÃO AMBIENTAL – A importância dada pela UFC à questão ambiental está evidenciada logo na capa do Anuário e na arte do pen-card, que destacam o verde dos jardins da Reitoria e têm o selo da Campanha UFC Sustentável. Além disso, há um capítulo sobre o tema, com números da Divisão de Gestão Ambiental, como, por exemplo, a quantidade e os tipos de materiais recicláveis recolhidos pela UFC nos últimos anos, bem como a renda gerada para as associações de catadores que recebem Imagem: Reprodução de uma página do Breviário Estatístico, a ser lançado junto com o Anuário 2015 da UFCos materiais.

Dentro do conjunto de informações, o Anuário traz, por exemplo, um panorama dos indicadores de desempenho e gestão da Universidade, apresentando dados sobre processos seletivos, programas de Assistência Estudantil, Ensino a Distância (UFC Virtual), Assuntos Internacionais, Pós-Graduação, Produção Científica e Pesquisa, Extensão e Programas de Bolsas e indicadores referentes a vários outros tópicos.

“O Anuário é uma ferramenta importantíssima para a gestão e para o planejamento”, diz o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da UFC, Prof. Augusto Albuquerque. Ele frisa que o documento contempla todos os setores da Universidade através de dados estatísticos. Colocadas em série histórica, essas informações permitem ao usuário, dentre outras coisas, observar a avaliação quantitativa e qualitativa da UFC ao longo dos anos.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento da UFC – fone: 85 3366 7348