Artigo publicado em revista internacional por professores do Departamento de Física em destaque na Folha de São Paulo
Data da publicação: 13 de janeiro de 2016 Categoria: NotíciasArtigo deProfessores do Departamento de Física, publicado na conceituada revista americana Physical Review X, foi destacado na Coluna de Marcelo Leite, veiculada na Folha de São Paulo de 18/01/2016, intitulada “Ordem e Progresso (pela esquerda)“. No referido, faz alusão a proposta de professores da UFC, USP e colegas suiços, de auto-organização de pedestres nas estações do metrô de Londres visando desafogar o trânsito na hora do rush.
RESUMO DO ARTIGO
Para facilitar a movimentação de pedestres ao longo dos corredores nas estações do metrô de Londres, especialmente na hora do rush, sinais são colocados solicitando a todos que mantenham a esquerda, ou seja, “keep left”. Tais sinais, em algumas situações, são insuficientes para garantir um fluxo de pedestres ordenado e com baixa ocorrência de obstruções. Por este motivo, é interessante encontrar uma maneira auto-organizada de induzir o fluxo de pessoas em somente duas faixas, tal como no trânsito de auto-Motores em ruas e estradas. Uma possibilidade seria modificar o formato das paredes desses corredores de pedestres para criar condições de contorno favoráveis à emergência de um estado ordenado.
Usando simulações computacionais e cálculos analíticos do movimento de partículas auto-propulsoras em canais com paredes de diferentes formatos, os professores Cláudio Lucas Nunes de Oliveira, José Soares de Andrade Jr. e Hans Herrmann, do Departamento de Física da UFC, em colaboração com pesquisadores da USP e do ETH na Suíça, determinaram as condições em que o fluxo de pedestres se auto-organiza em somente duas faixas. Em trabalho recentemente publicado na conceituada revista americana Physical Review X, de alto fator de impacto, estes pesquisadores mostraram que o ponto chave para o aparecimento do fenômeno está na forma em ziguezague assimétrico das paredes do corredor. Tal assimetria interfere fortemente no movimento dos pedestres, levando à segregação espontânea, em duas faixas, entre aqueles que querem andar em direções distintas. O trabalho ainda leva em conta a presença de pedestres “teimosos”, ou seja, aqueles que insistem em andar no contra-fluxo. Sob certas condições, esses “teimosos” são levados, após algum tempo, a trocar de faixa, revelando que o fenômeno de auto-organização é realmente robusto. Os pesquisadores afirmam que seus resultados têm implicações tanto no design de corredores construídos em escala humana (como em estações de metrô e estádios), como no desenvolvimento de dispositivos microfluídicos.
Fonte: Prof. José Soares de Andrade Jr., do Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9929