Avaliação de Desempenho dos Docentes do Centro de Ciência

Data de publicação: 23 de maio de 2017. Categoria: Notícias

Disponibilizamos resultado do último processo de avaliação dos docentes do Centro de Ciências, período 2015/2, lembrando de que evidencia um resultado positivo das práticas docentes implementadas por nossos colegas. Entretanto, e no sentido de potencializar ainda mais nossas ações, realizamos leitura crítica a externalizar as questões em relação às quais devemos nos debruçar e haja viso serem depositárias das menores pontuações atribuídas pelos docentes e/ou discentes na avaliação.
O percentual de docentes aptos a avaliar que participaram no certame foi de 47%, perfazendo um total de 132 dos 281 docentes.

Já os discentes que realizaram avaliação dos docentes atingiu 68,1%, 6.298 dos 9.253 discentes aptos a avaliar.
O resultado agregado por Unidade Acadêmica da Avaliação de Desempenho do Docente. no caso do Centro de Ciência, aponta uma média da avaliação dos docentes de 4,67 (Auto-avaliação) e 4,48 (Avaliação Discente).
Dos aspectos relatados por dimensões (D1, D2, D3 e D4), as questões que obtiveram resultados abaixo da média, tanto dos docentes como dos discentes, foram:

D1: Planejamento pedagógico, didático e domínio do conteúdo (4,70 na auto-avaliação e 4,46 na avaliação discente).
Questão 02 – Utilizou metodologias de ensino que motivaram e facilitaram o aprendizado (4,53 na auto-avaliação e 4,26 na avaliação discente).
Questão 03 – Foi claro nas formas de abordar o conteúdo planejado (4,64 na auto-avaliação e 4,36 na avaliação discente).

Embora com pontuação superior atribuída pelos docentes, em relação à avaliação dos discentes, há concordância quanto ao menor peso que estas questões obtiveram no domínio tratado. Em contraponto, a maior pontuação atribuída pelos discentes foi no concernente à questão 05, a versar sobre segurança e conhecimento ao abordar o conteúdo planejado.

D2: Relacionamento e postura com os discentes (4,59 na auto-avaliação e 4,42 na avaliação discente).
Questão 07 – Contribuiu para o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos (4,37 na auto-avaliação e 4,29 na avaliação discente).
Questão 06 – Contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e da visão crítica dos alunos (4,55 na auto-avaliação e 4,35 na avaliação discente).

O atingimento da média evidencia na dimensão considerada se deu no peso atribuido à questão 08, a enaltecer compromisso, atenção e respeito no relacionamento com os alunos (4,87 na auto-avaliação e 4,61 na avaliação discente).

D3: Formas e usos da avaliação do aprendizado discente (4,59 na auto-avaliação e 4,42 na avaliação discente).
Questão 11 – Discutiu os resultados das avaliações, de modo a fortalecer o aprendizado e os objetivos planejados (4,51 na auto-avaliação e 4,33 na avaliação discente).

D4: Pontualidade e assiduidade às aulas (4,74 na auto-avaliação e 4,61 na avaliação discente).
Todas as questões ficaram acima da média atribuída aos docentes.

Do apresentado percebe-se peso da dimensão D4 no atingimento da média dos docentes do Centro de Ciências, seguido da dimensão D1. As menores notas obtidas foram nas dimensão D2 e D3.
Paradoxalmente, foi na dimensão D1 que consta a menor nota atribuída pelos discentes aos docentes (4,26), a saber, “Utilizou metodologias de ensino que motivaram e facilitaram o aprendizado”. Coincide também com a menor pontuação atribuída na auto avaliação docente na dimensão tratada (4,53).
A pontuação menor atingida pelos docentes foi à questão 07 (4,37), “Contribui para o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos”, seguido, também, de uma pontuação baixa dos discentes (4,29).
A terceira questão com menor peso na avaliação dos discentes foi a 11 (4,33), na dimensão D3, “Discutiu os resultados das avaliações, de modo a fortalecer o aprendizado e os objetivos planejados”.