Comunica falecimento do Professor aposentado Renato Craveiro de Souza

Data de publicação: 24 de maio de 2016. Categoria: Notícias

Prof. Renato Craveiro de Souza, nascido em 03/03/1938 na cidade de Limoeiro do Norte-CE, realizou seus estudos de graduação no curso  de Matemática pela Faculdade Católica de Filosofia-CE, fez mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação  – COPPE/UFRJ. Concluiu seu doutorado em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981. Ingressou na Universidade Federal do Ceará através de concurso para o então Instituto de Matemática, que depois de desmembrado deu origem ao Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) do Centro de Ciências.

O professor Renato Craveiro participou como professor efetivo do programa de pós-graduação em Matemática da UFC e também do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, área de concentração Recursos Hídricos do Centro de Tecnologia.  Como professor no DEMA, desde 1977, ele ministrava aulas de programação linear e pesquisa operacional e integrou o grupo de docentes, coordenado pelo amigo de longas datas, o prof. Dr. Antônio Clécio Fontelles Thomaz (também aposentado do DEMA), e juntos formalizaram na UFC convênios de cooperação internacional em pesquisa com instituições da França (Universidades de Grenoble e Lille) e projeto CAPES-COFECUB. Aposentou-se da UFC em 25/07/1991.
O professor Renato Craveiro foi um dos grandes incentivadores para o crescimento da área de Pesquisa Operacional no Estado do Ceará, sendo professor de alguns alunos que hoje integram o corpo docente de Instituições de Ensino Superior do Estado, particularmente a UFC,  UECE e UNIFOR. O prof. Renato Craveiro foi, sem dúvida, um dos responsáveis por hoje a UFC, através do DEMA, ofertar para sociedade Cearense o curso de graduação em Matemática Industrial e o Programa de Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos.
Muitos projetos foram desenvolvidos para o Estado do Ceará em parceria com o amigo Clécio Thomaz, particularmente para empresas como Refresco Cearense S.A (Coca-Cola), Esmaltec, Finobrasa, Grupo Vicunha, Control Informática (SP), entre outras.
Em nome do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará  expressamos nossos sentimentos pela passagem do prof. Renato Craveiro de Souza, e ressaltamos a todos os familiares e amigos o quanto foi importante ter o prof. Renato Craveiro como docente integrante do nosso quadro.

Fonte: Departamento de Estatística e Matemática Aplicada – Fone: 3366.9840