Departamento de Computação tem mais um Professor Titular

Data de publicação: 3 de abril de 2019. Categoria: Sem categoria

Na busca pela excelência tanto na graduação como na pós-graduação, onde já tem nota 5 no ENADE (graduação) e 5 na CAPES (pós-graduação), o Departamento de Computação do Centro de Ciências da UFC teve mais um dos seus professores aprovado na defesa pública do seu memorial para obtenção do título de Professor Titular. Ele se soma aos professores(as) Ana Teresa de Castro Martins, Cláudia Linhares Sales, Creto Augusto Vidal, Javam de Castro Machado, José Neuman de Souza, Rossana Maria de Castro Andrade e Vânia Maria Ponte Vidal.

A defesa, prestigiada também por professores e servidores técnico-administrativos, foi realizada na vídeo-conferência do Instituto UFC Virtual e teve Comissão Especial de Avaliação composta pelos professores Murilo Pereira de Almeida (UFC), Maria Andréia Formico Rodrigues (UNIFOR), Aura Conci (UFF) e Antônio Clécio Fontelles Thomaz (UFC/UECE).

CURRÍCULO – Joaquim Bento Cavalcante Neto possui Graduação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1991, Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1994 e Doutorado também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1998, com um período de doutorado sanduíche na Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova York, nos Estados Unidos. Sua Graduação, Mestrado e Doutorado foram em Engenharia Civil e no Mestrado e Doutorado trabalhou na área de Computação Gráfica Aplicada. Durante o seu doutorado sanduíche, ele passou um ano, de 1996 a 1997 trabalhando com Graphics/Engineering no Cornell Fracture Group (CFG) como Visiting Scholar (Visiting PhD Student) com Bolsa do CNPq. Ele também foi Post-doctoral Research Associate de 2002 a 2003 durante seu Pós-doutorado com bolsa da National Science Foundation (NSF) bem como Visiting Associate Professor na Universidade de Cornell de 2012 a 2013, com bolsa da CAPES, trabalhando nas mesmas áreas de pesquisa e no mesmo grupo.Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde leciona vários cursos relacionados com a área de Computação Gráfica para alunos da graduação e pós-graduação, bem como outros cursos relacionados com simulações computacionais, como Métodos Numéricos, Geometria Computacional e Modelagem Geométrica. Até essa data, ele já orientou mais de 20 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado, algumas delas ainda em andamento. Ele coordena o grupo de Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação por Computador (CRAb), junto com o Professor Creto Vidal, e também é o coordenador do Laboratório de Informática Aplicada (LIA), que inclui todos os laboratórios de pesquisa dos grupos do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. Ele foi o Coordenador da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do Departamento de Computação de 2006 a 2008 e Chefe do mesmo departamento de 2010 a 2012. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação (Diretor de TI) da Universidade Federal do Ceará, onde assumiu em Janeiro de 2014. Os seus interesses de pesquisa são Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação por Computador, mas também trabalha com Métodos Numéricos, Simulações Computacionais e Mecânica Computacional. Ele já publicou, junto com os seus coautores e alunos, mais de 50 artigos nessas áreas. Ele também tem sido o coordenador de vários projetos que foram financiados pelo governo e pela indústria. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq desde 2005 e tem participado de comitês científicos de vários congressos nacionais e internacionais importantes. Tem atuado também como revisor de vários periódicos internacionais importantes, incluindo Computer Graphics Forum (WILEY), The Visual Computer (SPRINGER), Finite Elements in Analysis and Design (ELSEVIER), entre outros.

Fonte: Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues / Chefe do departamento de Computação – fone: 3366 9837