Departamento de Geologia tem Projeto de Parceria Internacional Aprovado

Data de publicação: 6 de fevereiro de 2019. Categoria: Notícias

O Departamento de Geologia teve um projeto de parceria internacional aprovado no Programa PROBRAL desde 24/12/2018. Este programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) para a execução de projetos de pesquisa em conjunto por instituições de pesquisa e pós-graduação brasileiros e alemães. O projeto em questão, do Edital 13/2018, foi o único aprovado no âmbito das regiões Norte e Nordeste.

O projeto, intitulado Towards an integrated analysis of the Early Cretaceous Crato Fossil Lagerstaette (Ceará, Brazil), é coordenado pelo professor Daniel Rodrigues do Nascimento Jr. e é voltado para pesquisa na chamada Crato Fossil Lagerstaette (CFL) da Bacia do Araripe. O termo lagerstaette se refere a jazigos fossilíferos de classe mundial, reconhecidos por sua importância em diversidade e número de espécimes fósseis de um determinado momento do passado, servindo assim de arquivo para reconstruir a biota e as condições em que esta viveu. A CFL, no caso, é mundialmente reconhecida por sua rica biota da época conhecida como Cretáceo Inferior (cerca de 110 milhões de anos atrás), entre as quais peixes, plantas, insetos, crustáceos, aracnídeos, quelônios, lagartos e pterossauros, além de microfósseis como dinoflagelados, ostracodes e palinomorfos. Essa importância foi reconhecida pela UNESCO em 2006 com a criação do Geopark Araripe, o primeiro das américas.

No lado alemão, a parceria envolve o Instituto Senckenberg, referência mundial na pesquisa paleontológica e cuja parceria com a UFC foi firmada em um Memorando de Entendimento em 2015. Desde então, pesquisadores brasileiros (Geologia) e alemães (Senckenberg) tem cooperado em pesquisas na região da Bacia do Araripe, mais conhecida pelo famoso relevo da “chapada” e pelo entorno na região do Vale do Cariri cearense. Frutos dessa parceria, alguns artigos já têm sido publicados, além de um Workshop ocorrido em 2016 e um capítulo de livro em andamento (Springer).

Previsto para durar quatro anos (2019-2022), o projeto incluirá, nos dois países, missões de estudo de doutorandos e pós-doutorandos, missões de trabalho de pesquisadores da equipe, workshops, trabalhos de campo e outras atividades.

Fonte: Prof. Daniel Rodrigues do Nascimento Júnior / Departamento de Geologia – fone: 3366 9867