Docente do Departamento de Geologia é coautor de artigo internacional aceito em periódico Qualis A1

Data de publicação: 17 de junho de 2020. Categoria: Notícias

O professor Daniel Nascimento do Departamento de Geologia participou de uma pesquisa internacional em grupo que culminou com um artigo aceito na Earth-Science Reviews, um dos periódicos mais conceituados nas geociências, com fator de impacto 9.530 e avaliado pela Capes como Qualis A1. O artigo intitulado “Comparability of heavy mineral data – the first interlaboratory round robin test” reviu protocolos de análise de minerais pesados no intuito de melhorar e unificar procedimentos executados há décadas por pesquisadores da área. Minerais pesados são compostos naturais mais densos que o quartzo (>2,65 g/cm3), ocorrem geralmente em pequenas quantidades nas areias de praias, rios etc. e são muito úteis em várias abordagens científicas. Quando ocorrem em quantidade relativamente grande, podem se tornar economicamente viáveis na mineração de metais, elementos terras-raras e até de gemas como o diamante. No Brasil, minerais pesados já foram minerados, por exemplo, como fonte de titânio e metais raros como tório, cério e lantânio.

O artigo foi liderado por pesquisadores das Universidades de Göttingen e Milão, e contou com quase 60 autores de diferentes países, convidados para participar do trabalho em função de sua experiência na área; no Brasil, três pesquisadores foram convidados. Iniciada em 2018, a pesquisa teve seus resultados parciais apresentados à comunidade científica em um evento na República da Irlanda, do qual o professor Daniel Nascimento também participou. Os resultados sugerem, entre outros, que a melhoria dos estudos quantitativos de minerais pesados e ampliação das redes de pesquisa dependerão fortemente da inserção de técnicas mais robustas de investigação nos próximos anos, como a do uso mais intensivo de espectroscopia Raman. Resumidamente, a espectroscopia Raman é uma técnica de espalhamento da luz por meio de um equipamento com fonte de laser capaz de revelar informações químicas e estruturais dos materiais. A UFC possui um equipamento desse tipo em sua Central Analítica.

O artigo (no prelo) pode ser acessado em: https://doi.org/10.1016/j.earscirev.2020.103210

Fonte: Prof. Daniel Rodrigues do Nascimento Jr. – Chefe do Departamento de Geologia da UFC – fone: 3366-9867