Eventos comemorativos da Certificação Internacional dos Biotérios Central e do Biotério do NPDM da Universidade Federal do Ceará
Data de publicação: 16 de outubro de 2023. Categoria: NotíciasNos dias 12 de setembro e 05 outubro de 2023, ocorreram dois eventos comemorativos, referentes à Certificação Internacional do Biotério Central (Biocen) e do Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Conforme noticiado em junho, na página da UFC, “O Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e o Biotério Central, ambos da Universidade Federal do Ceará, conquistaram a certificação internacional máxima da Association for Assessment and Accreditation of Laboratory Animal Care (AAALAC), que promove o tratamento ético de animais em atividades científicas e que possui um programa de acreditação de biotérios em todo o mundo.” (https://www.ufc.br/noticias/17934-ufc-e-primeira-instituicao-publica-do-brasil-a-ter-bioterios-com-certificacao-internacional-por-tratamento-etico-de-animais-na-ciencia).
No dia 12 de setembro, o evento ocorreu no auditório do NPDM e contou com uma mesa de abertura formada pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Profa. Dra. Regina Célia Monteiro de Paula, o Diretor do NPDM, Prof. Dr. Odorico de Menezes, a diretora e a vice-diretora do Biocen, Profa. Dra. Erika Freitas Mota e a Profa. Dra. Daniele de Oliveira Bezerra de Sousa, respectivamente, membros da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, o diretor da Biotec, Luciano Foianesi e o ex-reitor prof. Dr. Henry de Holanda Campos. Estavam presentes também servidores do Biotério Central e NPDM, professores, estudantes e servidores da Biotec, empresa responsável pela gestão dos Biotérios da UFC. Além da mesa de abertura, a solenidade contou com o descerramento da placa de certificação instalada na entrada do biotério do NPDM e visita simbólica de alguns dos presentes ao Biocen.
Na fala da Profa. Erika Mota, diretora do Biocen desde 2022, a docente destacou a importância de quem a antecedeu na administração do Biotério Central, até o momento da certificação, com destaque para o que considerou 3 fases do Biocen (1982 a 1993- criação e inauguração, 1994 a 2013- manutenção e consolidação, 2014 a 2023- reforma, inauguração do novo prédio e acreditação internacional). Para o Biotério Central, a conquista da certificação internacional é fruto de muita luta, que começou com a professora Dra. Maria da Guia Silva Lima, que já nos anos oitenta, preocupava-se com a questão de fornecimento de animais de qualidade para as pesquisas científicas. Em 1982, a Profa. Dra. Maria da Guia visitou o Instituto de Tecnologia do Paraná com a finalidade de obter as informações necessárias para construção de um biotério que deveria se situar no Centro de Ciências. Após essa visita, foi solicitada ao reitor a autorização para que a Divisão de Obras da UFC fizesse o projeto arquitetônico do futuro biotério, que foi inaugurado em 1992, sob a gestão do Reitor prof. Dr. Antônio de Albuquerque Sousa Filho, tendo a Profa. Dra. Maria da Guia como a Diretora do Biotério Central por dois mandatos seguidos. De 1994 a 2013, a Profa. Dra. Ana de Fátima Fontenele Urano de Carvalho, esteve à frente da gestão do Biocen, na condição de diretora ou vice-diretora, em um período marcado por muita luta para manter o Biocen funcionando. Nesta época, o Prof. Dr. Márcio Viana Ramos atuou como vice-diretor do biotério (2009-2014), juntamente com a Profa. Dra. Ana de Fátima conseguiram a aprovação de dois projetos para melhorar a qualidade sanitária dos animais do Biocen. Havia preocupação com a questão da ração e das raspas, das instalações, dentre outros problemas, que foram sendo sanados.
A 3ª fase é marcada pela luta pela reforma do Biocen, construção de um equipamento adequado e gestão por empresa capacitada. Em 2013, a Profa. Dra. Daniele Oliveira assumiu a diretoria do Biocen com a missão de começar e terminar um prédio novo e dentro dos padrões necessários para se ter qualidade sanitária e bem-estar dos animais. Isso tudo envolvendo a luta com as licitações, diante do orçamento disponível. Essa etapa foi feita em conjunto com as obras do Biotério do NPDM. Em 2019, o Biotério Central foi reinaugurado e o Biotério do NPDM inaugurado pelo reitor Prof. Dr. Henry Campos, assim como foi estabelecido o contrato com a empresa Biotec para gestão dos dois biotérios https://fisfar.ufc.br/pt/ufc-inaugura-bioterio-do-npdm-e-reinaugura-bioterio-central-com-padrao-internacional/), marcando assim o início da caminhada para a certificação pela AAALAC. Nesse contexto, em 2021, a bióloga gestora da Biotec Marta Speck começou a trabalhar junto com a equipe o processo para certificação dos dois Biotérios que “possuem o mesmo programa de uso e cuidado dos animais, com gestão única e sistema de qualidade implantado nos mesmos moldes” (https://www.ufc.br/noticias/17934-ufc-e-primeira-instituicao-publica-do-brasil-a-ter-bioterios-com-certificacao-internacional-por-tratamento-etico-de-animais-na-ciencia).
No dia 05 de outubro de 2023, aconteceu a solenidade para descerramento da placa no Biocen, no Campus do Pici, que contou com a participação do Diretor do Centro de Ciências, Prof. Dr. Wandemberg Paiva Ferreira, da vice-diretora do Centro de Ciências Profa. Dra. Cristina Paiva da Silveira Carvalho, da Diretora do Biotério Central Profa. Dra. Erika Freitas Mota, bem como dos ex-diretores do Biotério, Profa. Dra. Ana de Fátima Fontenele Urano de Carvalho, Prof. Dr. Márcio Viana Ramos e Profa. Dra. Daniele de Oliveira Bezerra de Sousa (atual vice-diretora do Biocen), da biólogo gestora da Biotec Marta Speck , dos servidores do Biocen da UFC e funcionários da empresa Biotec. Na ocasião foi ressaltada a importância da certificação internacional do biotério e a necessidade de dar continuidade às ações implementadas que permitiram o alcance da excelência na gestão do Biotério Central.
Seguem fotos dos eventos:
Diretoria do Centro de Ciências