Menção Honrosa da CAPES à Professor da Matemática/UFC

Data de publicação: 11 de outubro de 2016. Categoria: Notícias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), outorgou, no dia 10 de outubro de 2016, o Prêmio Capes de Tese – Edição 2016, relacionado às teses defendidas em 2015 no sistema de Pós-Graduação do Brasil. Dos trabalhos laureados a Universidade Federal do Ceará foi cotejada com o prêmio de melhor tese defendida na área de Saúde Coletiva e uma menção honrosa na de Matemática.

A inclusão de nossa instituição na listagem das instituições premiadas pela CAPES denota o nível de excelência que atingimos e, na parte que nos toca, do Centro de Ciências, aproveitamos o ensejo para parabenizar, de um lado, àqueles que compõem a Pós-Graduação em Matemática, Coordenação de Curso e Docentes e, de outro lado, aos responsáveis diretos por esta conquista:

. Os professores Alexandre Cesar Gurgel Fernandes e Lev Birbrair, respectivamente orientador e co-orientador do doutorado em foco;

. José Edson Sampaio, autor da tese intitulada: “Regularidade Lipschitz, Invariância da Multiplicidade e a Geometria dos Cones Tangentes de Conjuntos Analíticos”

José Edson Sampaio compõe, atualmente, quadro de professores da UFC, com ingresso em 2015 no Departamento de Matemática. Além da merecida menção honrosa, destaca-se ainda sua atuação na veiculação de trabalhos em revistas com fator de impacto da JCR:

• BIRBRAIR, Lev ; FERNANDES, Alexandre ; TRANG, L. D. ; SAMPAIO, J. E. Lipschitz regular complex algebraic sets are smooth. Proceedings of the American Mathematical Society, v. 144, p. 983-987, 2016.
  • FERNANDES, A. ; SAMPAIO, J. Edson . Multiplicity of analytic hypersurface singularities under bi-Lipschitz homeomorphisms. Journal of Topology (Print), v. 9, p. jtw014-927-933, 2016.
  • SAMPAIO, J. Edson. Bi-Lipschitz homeomorphic subanalytic sets have bi-Lipschitz homeomorphic tangent cones. Selecta Mathematica, New Series (Printed ed.), v. 22, p. 553-559, 2015.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
DIÁRIO OFICIAL
SITE UFC

Fonte: Centro de Ciências/UFC; Diário Oficcial da União Nº 195, segunda-feira, 10 de outubro de 2016.