Nota de Pesar – Falecimento do Prof. José Wilson de Alencar

Data de publicação: 6 de abril de 2021. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. José Wilson de Alencar, professor aposentado do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, ocorrido hoje, dia 06 de abril de 2021.

Carreira

Graduado em Agronomia na UFC e com Doutorado em Química Orgânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi um dos fundadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e do Programa de Pós-graduação em Química Orgânica do Centro de Ciências.

Prof. José Wilson destacou-se na pesquisa na área de espectroscopia de massa e na pesquisa de produtos naturais, tendo desenvolvido um dos primeiros programas de identificação de substância em óleos essenciais utilizando espectroscopia de massa. Durante sua vida acadêmica, publicou diversos artigos científicos, livros e patentes. Além disso, participou de comitês científicos do CNPq e da CAPES e foi um dos fundadores do Padetec.

Foi agraciado com o Título de Professor Emérito da UFC em 09/03/1983 e destacou-se como empresário após sua aposentadoria.

O Centro de Ciências solidariza-se com a família, com os amigos e agradece toda contribuição deste destacado professor que tanto contribuiu para o desenvolvimento da Química no Ceará e no Brasil.

Diretoria do Centro de Ciências/UFC