O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Completa 60 Anos

Data de publicação: 7 de junho de 2023. Categoria: Notícias

O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemorou seu sexagésimo aniversário em uma solenidade marcante no dia 2 de junho de 2023, realizada no Auditório Profª. Iracema Lima Ainouz. Durante seis décadas, o departamento desempenhou papel central no avanço da pesquisa científica e do ensino nas áreas de Bioquímica, Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular.

O evento teve início com a apresentação do Quarteto Chronos da UFC, coordenado pela Profª. Liu Man Yinh. Em seguida, o Chefe do DBBM, Prof. Nicholas Costa Barroso Lima, fez uma apresentação sobre a trajetória do departamento ao longo de 60 anos. Encerrada a apresentação, compuseram a mesa de cerimônia: (foram chamados para compor a mesa de cerimônia:) Profª. Diana Cristina Silva de Azevedo (Vice-reitora eleita e Vice-Diretora do Centro e de Tecnologia); Profª. Regina Célia Monteiro de Paula (Diretora do Centro de Ciências), Prof. Nicholas Costa Barroso Lima (Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Prof. Cléverson Diniz Teixeira de Freitas (Coordenador do Programa da Pós-graduação em Bioquímica), Profª. Daniele Oliveira de Sousa (Coordenadora do Bacharelado em Biotecnologia), Maria Gildemar de Oliveira (representante dos servidores técnico-administrativos), Ana Carolina Moreira da Costa (representante dos estudantes de pós-graduação), Luan Victor Maia (representante dos estudantes de graduação) e Profª. Maria da Guia Silva Lima (Profª. Emérita da UFC). Na fala de cada integrante da mesa de cerimônia, foram ressaltadas as ricas contribuições do DBBM em pesquisa, ensino e extensão.

A celebração marcou um momento significativo na história do DBBM, reunindo várias gerações de pesquisadores, docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, os quais ajudaram a consolidá-lo como referência no campo da Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas e Fisiologia Vegetal. Dentre os docentes presentes no evento, destaca-se a presença dos professores aposentados Maria da Guia Silva Lima (Professora Emérita da UFC), Renato de Azevedo Moreira (Professor Emérito da UFC), Ana Cecília Góes Horta, Dirce Fernandes de Melo e Enéas Gomes Filho.

O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular está preparado para enfrentar os desafios futuros, mantendo seu compromisso com a excelência acadêmica, a inovação científica e a formação de profissionais qualificados na área, contribuindo para o avanço não apenas no Ceará, mas em todo o país.

Fonte: Secretaria do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) – fone: 3366.9817