Palestra: Geoestatística para a Modelagem Ambiental

Data de publicação: 12 de novembro de 2018. Categoria: Notícias

No dia 23 de novembro de 2018 acontecerá a Palestra intitulada Geoestatística para a Modelagem Ambiental, que será proferida pelo Prof. Dr. Amílcar Soares do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal), no Auditório do Departamento de Geografia (Bloco 911), às 9h30.

A Palestra irá apresentar os mais recentes avanços da Modelagem Geoestatística para a  caracterização da incerteza e risco em aplicações ambientais. Esta apresentação será ilustrada com estudos de caso de solos contaminados, risco de desertificação e seca e caracterização da qualidade do ar.

O Prof. Dr. Amílcar Soares, é Professor titular no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. Possui Graduação em Engenharia de Minas pelo IST (1979) e em 1981 iniciou a sua especialização em Geoestatística na Universidade de Stanford. É nesta área que termina o Mestrado no IST em 1986, o Doutorado em 1989 e a Agregação em 1995 com aplicações nos diferentes domínios das Ciências da Terra e do Ambiente.

Atualmente é professor de Geoestatística do Instituto Superior Técnico. Presidiu durante largo período de tempo o Centro de Modelização de Reservatórios Petrolíferos, centro de pesquisa do IST, o qual viria a ser integrado no CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente do IST (https://cerena.ist.utl.pt/), o qual igualmente presidiu, e onde atualmente é membro da Comissão de Coordenação, e onde a geoestatística e a modelagem estocástica, constituem as disciplinas fundamentais para a caracterização de recursos petrolíferos e fenómenos espaciais na área do ambiente.

O Prof. Amílcar Soares pertence ao comité executivo da série de conferências europeias bienais “geoENV- Geostatistics for Environmental Applications”. É editor associado da revista “International Association of Mathematical Geology” e, desde 1983, integra os comités organizadores e científicos dos Congressos Internacionais de Geoestatística. Possui mais de uma centena de artigos publicados em periódicos nacionais, internacionais, para além de livros e capítulos de livro na temática da Geoestatística e Modelagem Estocástica.

Fonte: Profa. Ana Rita Gonçalves Neves Lopes Salgueiro – Departamento de Geologia