Professor Danilo de Menezes Daloso recebe prêmio por excelência em pesquisa

Data de publicação: 16 de junho de 2016. Categoria: Notícias

Professor Danilo de Menezes DalosoO professor Dr. Danilo de Menezes Daloso do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) da Universidade Federal do Ceará, recebeu, no dia 08 de Junho de 2016, em Potsdam-Golm, Alemanha, o prêmio Jeff Schell de pós-doutorando do ano do Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology (MPI-MP) pela excelência em pesquisa realizada durante os anos de 2015 e 2016. O prêmio Jeff Schell é entregue anualmente em cerimônia solene durante celebrações do MPI-MP aos melhores doutorandos e pós-doutorandos em uma parceria entre o referido instituto e a companhia BASF. Dr. Danilo já havia sido indicado ao prêmio no período de 2014 e 2015, mas somente agora foi contemplado com o prêmio.

Danilo realizou seu pós-doutoramento no MPI-MP entre os anos de 2014 e 2016 com auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do próprio MPI-MP. Neste período, Dr. Danilo fez parte do grupo Central Metabolism liderado pelo pesquisador prof. Dr. Alisdair R. Fernie. A pesquisa premiada refere-se a um trabalho publicado na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America) cujo objetivo foi avaliar o papel de tioredoxinas mitocondriais no controle da atividade de enzimas do ciclo do ácido tricarboxílico. Além desse trabalho, Dr. Danilo liderou outros trabalhos na área de fisiologia dos estômatos, resultando em diversos artigos publicados em revistas de alto impacto internacional. Em maio deste ano, Dr. Danilo foi nomeado professor do DBBM onde dará continuidade aos trabalhos iniciados na Universidade Federal de Viçosa, onde fez seu doutorado, e na Alemanha.

Matéria em AlemãoTrabalho premiado

Fonte: Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – Fone: 3366-9817