Sexta intensa na “Bioquímica” e na “Estatística e Matemática Aplicada”

Data de publicação: 29 de março de 2016. Categoria: Notícias

Dia 18 de março de 2016 foi intenso na UFC e, por extensão, no Centro de Ciências, com atividades realizadas nos Departamentos de “Bioquímica e Biologia Molecular” e “Estatística e Matemática Aplicada”.

No mesmo dia da aposição do retrato do Ex-Reitor Jesualdo Farias, na Reitoria da UFC, a contar com a participação do Diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, contamos com a realização de duas atividades de peso:

• Homenagem à Professora Iracema Lima Ainouz

Consistiu em momento impar na Bioquímica e Biologia Molecular, consistindo no reconhecimento dos colegas ao trabalho desenvolvido pela professora Iracema Lima Ainouz, uma das responsáveis pela criação do curso, com atuação no domínio da Pós-Graduação, a adentrar em seu 47º ano de vida.
A Mesa de Abertura da atividade contou com a participação Da Coordenadora do Curso de Graduação em Biotecnologia, Profa. Cristina Paiva da Silveira Carvalho; do Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Bioquímica, Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha; Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Prof. Cleverson Diniz Teixeira de Freitas e, representando o Centro de Ciências, o Vice-Diretor Prof. Eustógio Wanderley Correia Dantas.
A mesa presidida pelo Chefe do Departamento foi desmontada para dar lugar à homenagem prestada à Profa Iracema Lima Ainouz, com a fala de destaque das Professoras Maria da Guia Silva Lima e Ana Lucia Ponte Freitas.
Nos alegramos, como gestores do Centro de Ciências, no vislumbre da importância deste departamento na construção de nossa instituição, sendo conveniente destacar atuação do mesmo na ciência e tecnologia do estado, bem como na contribuição no domínio da administração. Somente para destacar, dos 14 ex-diretores do Centro de Ciências, três deles foram egressos da Bioquímica: Prof. Renato Oliveira (1984-1987), Profa. Dirce Fernandes de Melo (2003) e Prof. José Tadeu Abreu de Oliveira (2007-2011), sem esquecermos a contribuição de Profa. Ilka Maria Vasconcelos na Vice-Direção (2004-2007).

Foi por demais emocionante vislumbrar como o citado departamento criou um link com sua história, na realização de atividade a contar com a participação de quatro gerações de profissionais e no intuito de inaugurar o auditório hoje nomeado “Iracema Lima Ainuoz”.

• Aula Inaugural na Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos.

A Aula Inaugural é reflexo direto do esforço do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada na criação da Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos. Labuta grandiosa dos colegas do citado departamento e que foi coroada com a Aula Inaugural ministrada pelo Prof. João Maurício Araújo Mota, professor dileto de nossa congregação e imbuído, sempre, de um espírito nobre que lhe faz querido no Centro de Ciências. Dela participaram os alunos da primeira turma do curso, colegas do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada e foi conduzida pelo Coordenador da Pós-Graduação, Prof. Ricardo Coelho Silva.
O Departamento de Estatística e Matemática Aplicada está de parabéns com a implantação de seu mestrado e muito nos honra, como gestores do Centro de Ciências, acompanhar esta grande conquista.