VIII Semana da Química discute a água como desafio para o profissional da área

Data de publicação: 18 de outubro de 2017. Categoria: Notícias, Sem categoria

Os Cursos de Química da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Química, realizam entre os dias 23 e 27 de outubro a VIII Semana da Química, com o tema “Água, um desafio para o químico do futuro”.

No primeiro dia do evento (23/10) no Auditório Reitor Ícaro Moreira do Centro de Ciências (Bloco 902), haverá a mesa redonda “Políticas para segurança hídrica”, às 14h, que contará com a participação do Prof. Dr. José Carlos Araújo (DENA-UFC), do Prof. Dr. Paulo de Freitas Lima (IFCE), da Dra. Neuma Maria Silva Albuquerque (Superintendente de Qualidade da CAGECE) e o Dr. Ubirajara Patrício Alvares da Silva (Diretor de Planejamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH). Às 16h, ocorrerá a conferência de abertura, proferida pelo Prof. Dr. José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos (SP).

A qualidade da água para consumo humano, reúso de efluentes industriais, indústria química no estado do Ceará e contaminantes emergentes em água são alguns dos temas a serem abordados nas palestras da semana. A programação também contempla mais duas mesas-redondas: “Falando com experiência: a Química na escola”; e “Alternativas para o tratamento de água”.

No dia 25, das 14h às 18h, haverá apresentações de trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação, buscando participar com as demais instituições nacionais das celebrações do “ Dia C da Ciência”.

A conferência de encerramento ficará a cargo do Prof. Francisco de Assis Souza Filho, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC.

Para mais informações, acesse www.semanadaquimica.ufc.br .

Fonte: Profa. Elisane Longhinotti – fone: 85 3366.9052