Homenagens do Centro de Ciências – 2021

Data de publicação: 13 de outubro de 2021. Categoria: Notícias

No dia 06 de outubro de 2021, o Conselho do Centro de Ciências, sob direção da Profª. Regina Célia Monteiro de Paula, Diretora desta Unidade Acadêmica, prestou uma merecida homenagem ao Prof. Francisco Belmino Romero, Professor Livre Docente do Departamento de Química Analítica e Físico-Química (DQAFQ), por sua atuação ao longo de 47 anos de exercício da atividade docente, e ao servidor técnico-administrativo Francisco Evandro Martins da Silva, por sua atuação ao longo de 35 anos como servidor técnico-administrativo lotado na secretaria do Centro de Ciências. A homenagem contou com a fala da Profª. Adriana Nunes Correia do DQAFQ, que apresentou o rico histórico do Prof. Belmino nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e com a fala do Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, professor do Departamento de Física e ex-diretor do Centro de Ciências, que relatou a exemplar atuação do servidor Francisco Evandro.

Na videoconferência, estiveram presentes os ex-diretores do Centro de Ciências: Prof. Renato de Azevedo Moreira (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Prof. Ciro Nogueira Filho (Departamento de Matemática); Prof. Paulo de Tarso Cavalcante Freire (Departamento de Física); Profa. Simone da Silveira Sá Borges (Departamento de Química Analítica e Físico-Química) e Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho (Departamento de Física), que manifestaram respeito e admiração pelos homenageados e ressaltaram a exemplar atuação do Prof. Belmino e do servidor Francisco Evandro. Também se manifestaram os docentes: Profª. Regina Célia Monteiro de Paula (Diretora do Centro de Ciências); Prof. Wandemberg Paiva Ferreira (Vice-Diretor do Centro de Ciências); Profª. Cristina Paiva da Silveira Carvalho (Coordenadora de Programas Acadêmicos do Centro de Ciências); Profª. Ruth Maria Bonfim Vidal (Chefe do Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Profª. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha (Coordenadora de Química Licenciatura); Prof. Júlio Francisco Barros Neto (Chefe do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada); Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre (Coordenador do Curso de Estatística); Prof. Fernando Antônio Mota Trinta (Chefe do Departamento de Computação), além de outros presentes que se manifestaram por meio do chat.

Outra importante homenagem ocorreu no dia 16 de abril de 2021, por ocasião dos 50 anos de Magistério na Universidade Federal do Ceará do Prof. José Afonso de Oliveira, docente do Departamento de Matemática do Centro de Ciências. Na ocasião, o Professor Afonso, como é conhecido, foi brilhantemente homenageado pelo Professor Ciro Nogueira Filho, docente do Departamento de Matemática, Ex-Diretor do Centro de Ciências e também ex-aluno do agraciado, que elaborou um texto dos mais ricos e eloquentes, tentando revelar para o Conselho de Centro toda a exuberância que o Professor Afonso transmitiu aos que tiveram a felicidade de conviver com este verdadeiro Mestre e Educador neste cinquentenário de docência.

Naquela memorável sessão do Conselho de Centro, além do texto apresentado pelo Professor Ciro, houve também saudações efusivas e enaltecedoras de vários participantes, dentre os quais a Professora Regina Célia Monteiro de Paula, Presidente do Conselho e Diretora do Centro de Ciências; Ex-Diretores, como o Professor Paulo de Tarso Cavalcante Freire; colegas de Departamento, como o Professores Romildo José da Silva, Chefe do Departamento de Matemática, e Cleon da Silva Barroso; bem como os Professores Carlos Alberto Santos de Almeida, Chefe do Departamento de Física; João Welliandre Carneiro Alexandre, Coordenador do Curso de Estatística; Júlio Francisco Barros Neto, Chefe do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada; dentre tantos outros.

Todas essas homenagens representam muito bem duas importantes datas do mês de outubro, o dia do professor, em 15/10, e o dia do servidor público, em 28/10, com profissionais de excelência, em que a dedicação, demonstra que o serviço público deve ser reverenciado por todos nós, com esses exemplos e de outros vários profissionais que não foram homenageados ainda, mas que contribuíram e contribuem com a valorização do serviço público e dos órgãos públicos, tanto aqueles que já falecerem ou que se aposentaram, ou, ainda, aqueles que diuturnamente arregaçam as mangas e lutam pela qualidade do serviço público no atendimento às demandas da população.

Diretoria do Centro de Ciências/UFC